Na Baixada Maranhense, Roberto Costa recebe mais adesões na corrida pela presidência da FAMEM

Na Baixada Maranhense, Roberto Costa recebe mais adesões na corrida pela presidência da FAMEM

O prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), seguindo com a agenda de reuniões e em busca de apoio para fortalecer sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), esteve nesta quarta-feira (8) no município de Pinheiro, onde recebeu a adesão de vários prefeitos da Baixada Maranhense.

Val Cunha, prefeita de Serrano do Maranhão, por exemplo, enalteceu a trajetória política do pré-candidato. “Roberto já tem uma larga experiência política. É um bom nome, reconhecido em todo o Maranhão, e nós ficamos satisfeitos em poder contribuir com essa eleição”.

Roberto Costa tem apresentado propostas e dialogado com prefeitos, buscando tornar a FAMEM uma instituição mais unida e presente, com o objetivo de apoiar os municípios por meio de articulação com o governo do estado e o governo federal.

“Ele ingressou na vida pública há muito tempo. Na Assembleia Legislativa, contribuiu muito para todo o nosso estado. Agora, temos certeza de que, na Federação dos Municípios, enquanto presidente, ele tem muito a contribuir e ajudar nas causas do municipalismo”, declarou o prefeito de Cedral, Danilo Moraes.

Também estiveram presentes ao encontro o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet; Heliezer, prefeito de Peri-Mirim; Deyvison do Posto, prefeito de Mirinzal; Gilson Lima, prefeito de Presidente Sarney; Nivaldo Araújo, prefeito de Alcântara; Jadeco, prefeito de Apicum-Açu; Márcio Hominho, prefeito de Bacuri; Letícia de Sibá, prefeita de Bacurituba; Guerra, prefeito de Penalva; Dr. Rômulo, prefeito de Cajapió; Dico de Dedeco, vice-prefeito de Palmeirândia; Joãozinho Pavão, prefeito de Santa Helena; e Magno, prefeito de Guimarães.

Padrasto é preso por suspeita de envenenar família e causar quatro mortes no Piauí

Padrasto é preso por suspeita de envenenar família e causar quatro mortes no Piauí

Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi preso nesta quarta-feira (8) suspeito de envenenar um baião de dois que matou quatro pessoas de sua família em Parnaíba, litoral do Piauí. O caso aconteceu no dia 1º de janeiro deste ano.

Ao todo, nove pessoas da mesma família ingeriram o alimento contaminado com terbufós, substância tóxica utilizada como inseticida. Entre as vítimas fatais estão:

– Manoel Leandro da Silva, 18 anos (enteado de Francisco);
– Francisca Maria da Silva, 32 anos (irmã de Manoel e mãe das crianças);
– Lauane da Silva, 3 anos;
– Igno Davi da Silva, 1 ano e 8 meses.

Uma menina de 4 anos segue internada em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Outras quatro pessoas, que também consumiram a comida, receberam alta.

Francisco de Assis foi levado à delegacia e será interrogado. A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.

Deputado Catulé Jr. fala sobre possível saída do PP e diz que fará oposição em Caxias

Deputado Catulé Jr. fala sobre possível saída do PP e diz que fará oposição em Caxias


O deputado estadual Catulé Júnior, recém-empossado na Assembleia Legislativa, admitiu a possiblidade de deixar o PP e ingressar em outro partido no futuro. A declaração foi dada nesta terça-feira(7), ao programa Tá na Hora da TV Difusora. O parlamentar contou que houve atritos com a direção do partido, mas que o diálogo foi retomado.

“Houve um tensionamento, que se relaciona a minha pessoa e a direção do partido. Nós disputamos a eleição pelo PP, a deputada federal Amanda Gentil também, que conseguiu se eleger. E depois da eleição houve um tensionamento, algumas questões que dificultaram a nossa comunicação com o partido, a gente entende isso, a gente não concorda muito. E claro que isso acabou de certa maneira me afastando um pouco da direção do partido. De alguns meses pra cá, já viemos num processo de aproximação com o presidente, que é o ministro André Fufuca. Da minha parte vai ter sempre o diálogo, vai ter sempre a ponderação, a gente tem tempo até a janela partidária para decidir se o caminho natural é permanecer no Progressistas ou procurar uma nova casa partidária”, declarou.

Ainda na entrevista, Catulé Jr. disse que será da base de apoio ao governador Carlos Brandão, ‘aliado sem ser alienado’ e que em Caxias, sua terra natal, fará oposição ao prefeito Gentil Neto.

“Eu faço parte do grupo que era liderado pelo ex-governador Flávio Dino, que se retirou da política para ser ministro do STF, e esse grupo hoje é liderado pelo governador Carlos Brandão. Fui eleito por esse grupo, faço parte desse grupo e, claro que chegou para colaborar e contribuir com o grupo”, afirmou.

Assembleia empossa quatro novos deputados

Assembleia empossa quatro novos deputados


A Assembleia Legislativa deu posse na manhã desta segunda-feira a quatro novos deputados estaduais, em caráter definitivo. Todos, portanto, devem cumprir mandato até dezembro de 2026.

Tratam-se de Keke Teixeira (MDB), João Batista Segundo (PL), Edson Araújo (PSB) e Catulé Júnior (PP). Eles assumiram as vagas de outros quatro deputados que renunciaram os seus mandatos para assumir o comando de prefeituras municipais.

Keke Teixeira ocupa agora a vaga deixada por Roberto Costa (MDB), prefeito de Bacabal. João Batista Segundo entrou no lugar de Juscelino Marreca (PRD), prefeito de Santa Luzia.

Já Edson Araújo substitui o prefeito de Timon, Rafael (PSB). Catulé Júnior assumiu a vaga deixada por Rildo Amaral (PP), prefeito de Imperatriz.

A cerimônia de posse ocorreu no auditório Fernando Falcão e foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB). O vice-governador Felipe Camarão (PT), deputados estaduais, membros do Poder Judiciário e da Câmara Federal, além de prefeitos e vereadores de municípios do interior do estado participaram do ato.

Braide inicia segundo mandato sem o quadro completo de secretários

Braide inicia segundo mandato sem o quadro completo de secretários


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), tomou posse do seu segundo mandato na tarde da última quarta-feira (1º), em evento da Câmara Municipal, realizado no auditório da Fiema. Depois, Braide se dirigiu até à sede da Prefeitura, onde recebeu a faixa de prefeito, quando deu posse ao secretariado.

Ao lado de Braide e da vice-prefeita Esmênia Miranda, que tomaram posse na mesma data, está um time de alta capacidade técnica e experiência para liderar secretarias, autarquias e demais órgãos da administração municipal. Quatro das 25 secretarias do setor público, no entanto, começam a gestão 2025-2028 sem comando.

Segundo levantamento do blog do Isaias Rocha, as pastas de Governança Solidária e Orçamento Participativo – SEMGOP; Articulação e Desenvolvimento Metropolitano – SADEM; da Pessoa com Deficiência – SEMEPED; e de Comunicação – SECOM, estão sem secretários definidos.

A equipe que seguirá com o prefeito reeleito é composta por homens e mulheres de diferentes áreas, do setor público e privado, com perfil técnico e alinhados ao compromisso de uma administração inovadora, eficiente, sustentável, democrática, igualitária, transparente e voltada ao cuidado das pessoas e ao desenvolvimento.

Clique aqui e confira os nomes do primeiro escalão de Braide na Prefeitura.

Famem: Roberto Costa recebe apoio de Prefeitos da região do Médio Mearim

Famem: Roberto Costa recebe apoio de Prefeitos da região do Médio Mearim

Dos 21 prefeitos que compõem a região do médio mearim, 17 gestores declararam apoio ao Prefeito de Bacabal, Roberto Costa, na manhã deste sábado (04), em prol da sua candidatura a presidência da Federação dos Municípios ( Famem).

Durante a reunião , Roberto Costa conversou com os colegas Prefeitos, onde apresentou suas propostas e assegurou que vai trabalhar incansavelmente para fortalecer ainda mais o municipalismo no Maranhão.

“Nosso objetivo aqui é ouvir todos vocês, para que , juntos , possamos construir uma Famem forte e unida, e consequentemente, conquistar avanços e benefícios para os nossos municípios”, declarou Roberto Costa.

Para a Prefeita de Brejo de Areia, Geyse Costa, a eleição de Roberto será uma vitória de todos os Prefeitos, uma vez que ele reúne todas as qualidades para exercer um mandato de excelência à frente da Federação.

“Conhecemos a história do Roberto, sua índole, e temos certeza que ele é o melhor nome para nos representarmos na Famem”, reiterou a gestora municipal .

Publicação inédita sobre o Programa Ecoa evidencia o impacto de investimentos em Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA)

Publicação inédita sobre o Programa Ecoa evidencia o impacto de investimentos em Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA)


Desde 2014, o Ecoa tem sido a principal iniciativa do Instituto Alcoa no campo da educação pública brasileira. O E-book conta essa trajetória, por meio de uma linha do tempo, dados e depoimentos.

O Programa Ecoa, que completou 10 anos em 2024, tem como objetivo melhorar os indicadores do ensino fundamental público a partir de iniciativas e ações de aprimoramento de processos de gestão e de formação continuada, nos municípios onde a Alcoa está presente: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Ao longo dos anos, a iniciativa evoluiu, como resposta às demandas crescentes e complexas da educação no Brasil, uma trajetória que agora está registrada no novo E-book “Programa Ecoa nos Territórios”, lançado neste mês de dezembro pelo Instituto Alcoa.

A publicação apresenta os principais resultados do programa em cada localidade e resgata o histórico da sua atuação. Entre 2020 e 2023, uma reestruturação significativa deu origem às frentes Ecoa Formação e Ecoa Gestão, ambas focadas em fortalecer as redes públicas de ensino, promovendo capacitação e melhorias na qualidade do aprendizado.

Já em 2024, o Instituto Alcoa iniciou um novo capítulo com a criação do Ecoa Capacidades, uma fusão dos pilares anteriores, voltada ao aprimoramento contínuo dos processos de gestão e formação no ensino fundamental.

“O nosso objetivo com o Programa Ecoa sempre foi transformar positivamente os indicadores educacionais e, por consequência, as vidas de milhares de estudantes, educadores(as) e gestores(as) que estão na linha de frente dessa jornada. Por isso, a publicação surge para registrar não só os impactos das iniciativas nas localidades onde a Alcoa está presente, como também nos mostra a importância das parcerias entre o investimento social privado e o poder público, neste caso, as Secretarias de Educação”, aponta Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Ecoa em números
A publicação apresenta, por meio de infográficos, todo o investimento realizado pelo Programa nos três municípios de atuação, que reflete em formações de educadores(as) e gestores(as), elaboração de diagnósticos e a implantação de planejamentos estratégicos nas unidades de ensino, além da quantidade de estudantes beneficiados indiretamente.
Entre 2020 e 2023, o Ecoa levou suas ações para diversas escolas municipais dos territórios onde está presente, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem. Confira os dados do total de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal versus o total de escolas atendidas pelo Ecoa entre 2020 e 2023, sem repetição:

➔ Juruti (PA): 74 escolas atendidas de um total de 89 (83%);
➔ Poços de Caldas (MG): 25 escolas atendidas, cobrindo 100% da rede municipal;
➔ São Luís (MA): 98 escolas atendidas de um total de 156 (63%).
Já em 2024, com a frente do Ecoa Capacidades, o programa alcançou os seguintes resultados:
➔ Juruti (PA): 90 escolas atendidas, mais de 170 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 7 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as);
➔ Poços de Caldas (MG): 25 escolas atendidas, mais de 800 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 12 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as);
➔ São Luís (MA): 72 escolas atendidas, mais de 170 profissionais da educação atendidos(as) e mais de 27 mil alunos(as) potencialmente beneficiados(as).
Impacto no dia a dia da educação

Em 2023, o Ecoa Formação contou com a participação de 70 escolas, 235 profissionais da área educacional e 39.453 alunos(as) indiretamente beneficiados(as). Já o Ecoa Gestão atuou com 98 escolas, contou com 159 profissionais participantes e 60.404 alunos indiretamente beneficiados.

E como traduzir esses números na realidade educacional do país? Luzinélia Ribeiro dos Remédios, gestora geral da UEB Dra. Maria Alice Coutinho, em São Luís (MA), explica como uma formação promovida pelo Ecoa impactou a sua carreira.

“Quando fui convocada para participar da formação de gestores do Programa Ecoa fiquei muito feliz, pois sabia que iria ter muita oportunidade de aprendizagens para melhorar a gestão. Foi muito importante para a minha atuação como gestora, em como ser uma líder capaz de motivar e inspirar a minha equipe, além de tomar decisões estratégicas, enfrentar desafios e garantir que a escola atinja seus objetivos”, conta, na publicação, Luzinélia.

Saiba mais!

Acesse o e-book na íntegra e confira mais informações sobre a iniciativa em: programaecoa.com.br

Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). www.alcoa.com.br

Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Dr. Hilton Gonçalo participa da posse de Milton Gonçalo em Santa Rita e Naila em Bacabeira

Dr. Hilton Gonçalo participa da posse de Milton Gonçalo em Santa Rita e Naila em Bacabeira

No primeiro dia de 2025, o presidente do Mobiliza Maranhão, Dr. Hilton Gonçalo, marcou presença nas posses dos prefeitos e vereadores das cidades de Bacabeira e Santa Rita. Dr. Hilton passou a faixa de prefeito de Santa Rita para o novo gestor, Dr. Milton Gonçalo, um gesto que representa a continuidade de uma trajetória de trabalho pela cidade.

A solenidade, que aconteceu na manhã de 1º de janeiro, foi marcada pela emoção e pela esperança de novos avanços para o município. Dr. Milton Gonçalo assume a prefeitura de Santa Rita com a promessa de dar sequência aos projetos de desenvolvimento e transformação da cidade, seguindo os passos de seu antecessor, o seu próprio irmão, Dr. Hilton.

Ao final da cerimônia, o presidente do Mobiliza, que também exerceu a função de prefeito de Santa Rita por quatro mandatos, fez questão de ressaltar a importância da união e do trabalho coletivo. “Este é um momento de grande orgulho, e estou confiante de que o Dr. Milton dará sequência ao trabalho de melhorias para a nossa cidade”, afirmou Hilton Gonçalo, que agora se dedica ao fortalecimento do Mobiliza no Maranhão, uma plataforma de ações políticas que visa promover melhorias para o estado.

Mais cedo, Dr. Hilton Gonçalo esteve em Bacabeira, onde também esteve presente na posse de Naila Gonçalo, que assume a prefeitura do município, após dois mandatos de Fernanda Gonçalo, com o compromisso de avançar com projetos voltados para a educação, saúde e infraestrutura.

Valber Braga assume secretaria de administração e recursos humanos em Rosário

Valber Braga assume secretaria de administração e recursos humanos em Rosário

O município celebra a chegada de Valber Carvalho Braga Neto como o novo secretário de administração e recursos humanos, reforçando o compromisso de gestão municipal com uma administração eficiente e moderna, sob o mandatário de Jonas Magno – PDT.

Com uma carreira marcada pela competência e resultados expressivos, Valber assume o desafio com a promessa de transformar a massa em um modelo de excelência e inovação.

Durante a cerimônia de posse, o novo secretário destacou a importância da responsabilidade e da transparência na administração pública, ressaltando seu compromisso em trabalhar para fortalecer a gestão dos recursos humanos e administrativos do município. Segundo ele, a prioridade será a valorização dos servidores e a modernização dos processos internos, tornando a máquina pública mais ágil e eficiente para atender às demandas da população.

A gestão municipal também aposta na experiência de Valber Braga como um diferencial para superar os desafios da área. O prefeito apresentado na estreia, destacou a confiança no novo secretário: “Valber chega para somar com sua visão estratégica e capacidade de liderança. Estamos certos de que ele traz avanços importantes para o município, melhorando a vida de todos os cidadãos.”

A trajetória de Valber é marcada pela atuação em projetos inovadores e pela busca constante por soluções que otimizem recursos e promovam resultados concretos. À frente da Secretaria, ele pretende priorizar a modernização administrativa, investindo em tecnologia para desburocratizar processos, além de implementar ações que valorizem o funcionalismo público, como programas de capacitação e desenvolvimento profissional.

A comunidade, servidores e gestores dão as boas-vindas a Valber Carvalho Braga Neto, na expectativa de uma gestão que fortaleça a eficiência administrativa e promova um serviço público de excelência para todos.

Em seu primeiro discurso, Francimar prega união entre vereadores na Câmara de Ribamar

Em seu primeiro discurso, Francimar prega união entre vereadores na Câmara de Ribamar

vereadora Francimar Jacintho (PL)/Foto:wandersonprophoto

Em seu primeiro discurso após ser eleita presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar com 11 votos, a vereadora Francimar Jacintho (PL) defendeu a união entre os 21 parlamentares para o cumprimento de uma pauta com propostas de trabalho a ser desenvolvida no biênio 2025/2026.

“O presidente ocupa um cargo meramente administrativo. Aqui, somos 21 vereadores, todos com os mesmos direitos. Fui escolhida pela maioria, contudo, vamos focar numa gestão coletiva para que possa beneficiar todos os colegas de plenário”, afirmou.

Exaltando o Legislativo ribamarense em diversos momentos do seu pronunciamento, Francimar destacou a importância de focar numa gestão coletiva para beneficiar todos os vereadores. Na ocasião, ela elogiou a postura do colega João Carlos (Podemos), seu concorrente no pleito, e enfatizou que é hora de desfazer palanques e pensar no povo.

“Quero parabenizar o vereador João Carlos pela postura nesta disputa. A partir deste momento, os palanques são desfeitos para que possamos governar para todos os parlamentares que representam o povo nesta Casa, mas, acima de tudo, agora é hora de pensar no povo”, completou.

Ao final do discurso, a nova presidente falou sobre gratidão, agradeceu a confiança da maioria dos colegas e mencionou o apoio da família, destacando ainda que tudo acontece no tempo de Deus.

“Quero expressar minha gratidão a Deus, pois tudo acontece no tempo de Deus. Agradeço ao suporte da minha família, pois família é base. Finalmente, quero expressar minha eterna gratidão aos meus colegas que me apoiaram nesta batalha. No entanto, quero enfatizar que somos uma única Câmara, com 21 vereadores com os mesmos direitos”, concluiu.

Eleição
Francimar foi eleita mais uma vez a presidente da Câmara. Ela recebeu 11 votos dos 21 possíveis. Este vai ser o segundo mandato dela presidente. Ele já tinha comandado o Legislativo ribamarense no biênio 2021-2022.
A eleição para os integrantes da Mesa Diretora ocorreu às 0h00 desta terça-feira (1º) em sessão preparatória comandada pelo vereador Ribamar Dourado (PL), o mais velho entre os eleitos em outubro de 2024.
Mesa
A Mesa Diretora que comandará o Legislativo ribamarense no biênio 2025/2026 conta com sete integrantes. A nova composição tem os seguintes nomes:
Presidente: Francimar Jacintho
1º Vice-presidente:  Ribamar Dourado
2º Vice-presidente: Laís Alencar
1ª secretária: Irmã Nalva
2º secretário: Juliano
2º secretário: Kantão
4º secretário: Rômulo Lourinho