Feira do Empreendedor 2026 destaca diversidade e inclusão com o Espaço Plural

Feira do Empreendedor 2026 destaca diversidade e inclusão com o Espaço Plural


A Feira do Empreendedor 2026, realizada de 14 a 16 de agosto no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, contará com uma novidade: o Espaço Plural. Com 30 expositores, o ambiente foi criado para dar visibilidade a empreendedores de grupos que historicamente enfrentaram mais barreiras de acesso a oportunidades, crédito, capacitação e mercado.

O espaço reunirá produtos, serviços e iniciativas que valorizam identidade, cultura, propósito e impacto social, mostrando como a diversidade tem se consolidado como uma força para a inovação e o desenvolvimento econômico.

Segundo a gerente estadual de Atendimento do Sebrae Maranhão, Marina Lavareda, o objetivo é valorizar trajetórias marcadas por criatividade, resiliência e inovação, além de promover novas conexões e inspirar os visitantes.

Futuridade reforça protagonismo da geração 60+

A programação da feira também incluirá o Futuridade, iniciativa do Sebrae Nacional voltada ao público com mais de 60 anos. O evento será realizado no dia 16 de agosto, no Auditório Terezinha Jansen, reunindo histórias inspiradoras e casos de sucesso de empreendedores seniores.

Para Marina Lavareda, a ação reforça a mensagem de que o empreendedorismo não tem idade e pode ser uma oportunidade de realização, renda e transformação em qualquer fase da vida.

Estrutura inclusiva e programação diversificada

O empreendedorismo feminino ganhará destaque no Espaço Delas, que sediará o Encontro Estadual de Mulheres Empreendedoras. A feira também contará com recursos de acolhimento, como Sala Kids e Espaço Multissensorial para pessoas com autismo, TDAH ou que necessitem de regulação sensorial.

Com expectativa de receber 50 mil visitantes, a Feira do Empreendedor 2026 terá 192 expositores, 11 arenas de conhecimento e mais de 100 atividades de capacitação voltadas a diferentes perfis e etapas da jornada empreendedora.

A edição de 2024, realizada em Balsas, reuniu mais de 21 mil participantes, 183 expositores e promoveu 196 atividades técnicas. Para o Sebrae, os resultados demonstram o potencial do evento para gerar conhecimento, conexões e oportunidades de negócios.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone e WhatsApp 0800 570 0800, ou nos canais digitais da instituição.

Vereadores ‘apoiadores’ de Braide abrem CPI contra prefeito apoiado por Orleans em Rosário

Vereadores ‘apoiadores’ de Braide abrem CPI contra prefeito apoiado por Orleans em Rosário

Um grupo de vereadores da cidade de Rosário, sob a liderança do presidente da Câmara Municipal, Rachid Sauaia, e apoiadores do ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na corrida pelo governo do Maranhão, é responsável pela abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), contra o prefeito Jonas Magno (PDT), que, por sua vez, apoia o pré-candidato Orleans Brandão (MDB), rival político de Braide na disputa deste ano.

Nos bastidores da cidade, comenta-se que a CPI política conduzida pelos parlamentares alinhados ao grupo braidista tem como principal objetivo desgastar a imagem do prefeito rosariense.

Jonas Magno é amplamente reconhecido como o maior apoiador do candidato emedebista na região do Munim. De acordo com as informações, a CPI voltada à área da educação foi aprovada em um contexto que aparenta ser mais uma forma de retaliação, surgindo logo após um grande evento realizado Rosário com a presença de Orleans, que contou com a participação de mais de 8 mil pessoas.

Bancada da perseguição

Os vereadores de Braide, que integram a bancada da perseguição no legislativo rosariense, são Cristian Luan, Brandão, Dantas, Professor Léo, Reinaldo Muller, Gustavo Reis e Rachid, presidente da Casa de Leis.

Nova Assembleia de sócios do Sampaio é convocada para votar possível destituição de Sérgio Frota

Nova Assembleia de sócios do Sampaio é convocada para votar possível destituição de Sérgio Frota

Um grupo de sócios do Sampaio Corrêa convocou uma nova Assembleia Geral Extraordinária para o próximo dia 28 de junho, às 9h, com o objetivo de deliberar sobre a possível destituição do presidente Sérgio Frota.

A convocação foi oficializada por meio de edital divulgado nesta quinta-feira (18). A reunião ocorrerá na sede social do SINSDETRAN, localizada na Avenida General Arthur Carvalho, no bairro Turu, em São Luís.

O movimento foi articulado por associados adimplentes e reuniu cerca de 50 assinaturas, número superior ao mínimo exigido pelo Estatuto Social do clube. As adesões foram apresentadas por meio de procurações específicas e representadas pelo advogado Perez Paz, que também ocupa o cargo de vice-presidente do Sampaio Corrêa.

A iniciativa tem como base o artigo 20, inciso IV, do Estatuto Social, que permite a convocação de Assembleia Geral Extraordinária mediante solicitação de, pelo menos, 1/5 dos sócios plenos com direito a voto.

Durante a assembleia, os associados presentes deverão discutir e votar a proposta de destituição da atual diretoria executiva, em um dos momentos mais importantes da vida política recente do clube.

Começa hoje o São João Hexacampeão de Bacabal

Começa hoje o São João Hexacampeão de Bacabal

A partir das 18h desta quinta-feira (18), Bacabal entra oficialmente no clima junino com o início do São João Hexacampeão 2026. Realizado pela Prefeitura de Bacabal, o evento segue até domingo (21), na Avenida João Alberto, que pelo segundo ano consecutivo se transforma no grande palco da cultura, da música e das tradições populares maranhenses.

Depois do sucesso dos dois finais de semana do Esquenta São João, que reuniu centenas de pessoas no corredor cultural da cidade, a expectativa é de uma grande participação do público durante os quatro dias de programação. Para receber moradores e visitantes, a Avenida João Alberto ganhou uma decoração especial, com bandeirinhas, iluminação temática e elementos que celebram a riqueza da cultura nordestina.

Mais do que uma festa, o São João é uma expressão da identidade cultural do Maranhão. Em Bacabal, a programação reúne apresentações de bumba meu boi, quadrilhas juninas, grupos folclóricos, artistas locais e shows musicais que prometem encantar públicos de todas as idades.

A estrutura deste ano foi ampliada para oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade. O espaço contará com Vila Junina, Parque São Francisco, praça de alimentação ampliada, arena cultural e um moderno sistema de som e iluminação, proporcionando uma experiência ainda mais completa para quem prestigiar o evento.

Além de fortalecer as tradições populares, o São João Hexacampeão também movimenta a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, artesãos, empreendedores e trabalhadores informais que encontram nas festividades juninas uma importante fonte de renda.

Outro momento especial da programação será a transmissão ao vivo da partida entre Brasil e Haiti, na sexta-feira (19), unindo esporte, lazer e confraternização em um só espaço.

Programação

Quinta-feira (18)

  • 18h00 – Forró, Baião e Xote
  • 19h00 – BMB Madre Rosa
  • 19h30 – Junina Os APAExonados do Sertão
  • 20h00 – BMB Lendas e Magias
  • 21h30 – Cia Barrica
  • 22h30 – Will Cantor

Sexta-feira (19)

  • 18h00 – Forró, Baião e Xote
  • 19h00 – BMB de Morros
  • 20h00 – BMB de Axixá
  • 21h00 – Preparação e transmissão do jogo Brasil x Haiti
  • 23h30 – Taty Mel

Sábado (20)

  • 18h00 – Perboire Ribeiro
  • 19h30 – Junina Baixinhos do Xaxado
  • 20h15 – BMB Encanto de São Cristóvão
  • 21h30 – Junina Os Garapas
  • 22h00 – Milena Diniz

Domingo (21)

  • 18h00 – Letícia e Ruan
  • 19h00 – BMB da Esperança
  • 19h30 – Junina Os Sapequinhas Show
  • 20h00 – BMB Nina Rodrigues
  • 21h00 – Junina Os Penetras Show
  • 21h30 – BMB Santa Fé
  • 23h00 – Eva Gomes
Porto Franco recebe segunda edição do Tô no Mará com 60 atrações gratuitas

Porto Franco recebe segunda edição do Tô no Mará com 60 atrações gratuitas


Porto Franco recebe, nos dias 26 e 27 de junho, a segunda edição do Tô no Mará, iniciativa do Sebrae que promove integração regional, cultura, empreendedorismo e valorização das potencialidades locais.

Com programação gratuita, o evento contará com 60 atrações, entre atividades esportivas, apresentações culturais, palestras, oficinas, cinema itinerante, turismo de experiência, feira criativa e ações de sustentabilidade. Além do município-sede, participam representantes de Campestre do Maranhão e São João do Paraíso.

Entre os destaques estão as apresentações do Boi da Favela, Reisado, Caixeiras, grupos de Hip Hop e Capoeira, além da inédita Rota Afro Turismo. A programação também inclui contação de histórias às margens do Rio Tocantins, exposições culturais e sessões gratuitas da Carreta Cinema para crianças e famílias atendidas pelo CRAS.

O empreendedorismo também ganha espaço com palestras, capacitações e a Feira Criativa, que reunirá artesãos, produtores rurais e empreendedores locais na Praça dos Poderes.

Segundo o Sebrae, o objetivo é fortalecer a economia, gerar oportunidades de negócios e valorizar a identidade cultural da Região Tocantina. A expectativa é reunir centenas de participantes durante os dois dias de evento.

Arraial da Assembleia 2026 será aberto nesta quinta-feira com o melhor do São João maranhense

Arraial da Assembleia 2026 será aberto nesta quinta-feira com o melhor do São João maranhense

(Agência Assembleia)

Uma das mais aguardadas programações do São João 2026 já tem data para acontecer. De 18 a 21 de junho, o estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), no Cohafuma, em São Luís, será palco do que tem de melhor na cultura popular maranhense, o tradicional Arraial da Assembleia. O espaço,  neste ano, reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba-boi, quadrilha, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais que fazem com que o São João do Maranhão seja um dos mais reconhecidos de todo o Brasil.

A programação do arraial da Casa do Povo começa às 17h30 e terá entrada gratuita ao longo dos quatro dias de apresentações. Será uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo está sendo preparado para oferecer conforto e diversão para todos aqueles que vierem conferir as apresentações.

“O Arraial da Assembleia é mais do que uma celebração junina, é um espaço de valorização da nossa identidade, das nossas raízes e da riqueza da cultura popular maranhense. A expectativa é de mais uma grande festa, reunindo famílias, artistas e brincantes em um ambiente de alegria, tradição e pertencimento. Preparamos uma programação especial, com destaque para manifestações que representam a alma do Maranhão, como o bumba meu boi, o tambor de crioula, as quadrilhas e outras expressões que mantêm viva a nossa história. É a Assembleia abrindo as portas para o povo e reafirmando o compromisso com a preservação da nossa cultura”, destacou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB).

Deputada Iracema Vale ladeada por brincantes após apresentação no palco do Arraial da Assembleia 2025

Programação

O Arraial da Assembleia já é esperado por toda a população em virtude, principalmente, da sua programação que reúne o melhor do São João do Maranhão em sua diversidade de cores e sotaques. Durante os quatro dias de festança junina, sempre a partir das 17h30, o público terá a oportunidade de conferir as primeiras atrações no palco, e a festança seguirá ao longo de toda a noite.

Na quinta-feira (18), primeiro dia do arraial, o destaque ficará por conta das apresentações do Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá e Boi de Morros. Na sexta-feira (19), o público terá a oportunidade de conferir o Cacuriá do Jhon, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo, Boi de Maracanã e diversas outras apresentações. No sábado (20), será a vez do Boi da Floresta, Boi da Madre Deus e do tradicional Boi da Maioba. E no domingo (21), último dia de apresentações, a festança será comandada pelo Coco Pirinã, Boi Encanto da Ilha, Boi de Matinha e diversos outros.

MA deve instalar câmeras de segurança em policiais

MA deve instalar câmeras de segurança em policiais

A Justiça do Maranhão determinou que o governo estadual apresente um plano para instalação de câmeras corporais com acionamento automático em policiais civis e militares durante os turnos de serviço. Após a entrega do cronograma, o Estado terá até 180 dias para implantar e colocar os equipamentos em funcionamento.

A decisão foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins após ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão. A medida prevê que as câmeras corporais sejam priorizadas em unidades policiais com maior número de mortes decorrentes de ações policiais e em comunidades mais vulneráveis.

Segundo a sentença, a implantação das câmeras corporais busca ampliar a transparência das operações policiais, fortalecer os mecanismos de controle da atividade policial e garantir maior proteção aos direitos fundamentais da população.

Plano deverá detalhar implementação das câmeras corporais

De acordo com a decisão, o Estado deverá apresentar um plano contendo:

Cronograma para aquisição dos equipamentos;

Especificações técnicas que garantam gravação contínua;

Estratégia de armazenamento seguro das imagens;
Protocolos de preservação da cadeia de custódia das gravações;

Programa de capacitação técnica e ética dos agentes de segurança.

O magistrado também determinou a intimação da promotoria especializada no controle externo da atividade policial para acompanhar e fiscalizar o cumprimento de cada etapa da implementação.

Defensoria apontou letalidade policial e baixa apuração de denúncias

Na ação, a Defensoria Pública argumentou que a ausência de câmeras corporais contribui para violações dos direitos fundamentais à vida, à integridade física e à segurança pública.

Segundo os dados apresentados no processo, o Maranhão registra elevados índices de mortes em intervenções policiais e baixos índices de investigação de denúncias contra agentes de segurança.

Para a instituição, a utilização dos equipamentos pode contribuir para a produção de provas, aumentar a fiscalização das abordagens e garantir mais transparência nas ações das forças policiais.

Medida busca ampliar transparência das operações

A Defensoria sustenta que as câmeras corporais podem prevenir abusos de poder, proteger direitos fundamentais da população e oferecer maior segurança jurídica aos policiais que atuam dentro da legalidade.

Na decisão, o juiz Douglas de Melo Martins afirmou que a medida está alinhada aos princípios constitucionais da publicidade e da eficiência administrativa.

STJ nega pedido e mantém afastamento em Buriticupu

STJ nega pedido e mantém afastamento em Buriticupu


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do prefeito afastado de Buriticupu, João Carlos Teixeira da Silva. Com a decisão do ministro Reynaldo da Fonseca, proferida na última quarta-feira,11, e publicada nessa segunda-feira, 5, o político permanece afastado de suas funções no Poder Executivo municipal.

Segundo apuração, o instrumento jurídico contesta a legalidade da decisão que autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal do prefeito e de sua esposa, a deputada Edna Silva, autorizada pelo juízo da 1ª Vara de Buriticupu, durante investigação sobre irregularidades em contratação de limpeza urbana em Tasso Fragoso.

Na petição, os requerentes argumentam a incompetência absoluta do juízo para autorizar tais quebras, considerando o foro por prerrogativa de função dos impetrados, além de destacarem a ausência de acesso a elementos já documentados. Em pedidoliminar, solicitam a suspensão do PIC 010207-750/2024 e o acesso integral aos autos. No mérito, pleiteiam a nulidade das provas colhidas e o desentranhamento destas do processo.

O ministro Reynaldo da Fonseca argumentou que o recurso não foi adequado, pois o habeas corpus não é a via correta para contestar atos de autoridade judiciária nesse contexto, e que não houve ilegalidade flagrante. Assim, o relator não conheceu do pedido, mantendo a validade das provas obtidas na investigação.

Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios terminam dia 19/06

Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios terminam dia 19/06


Camila Policarpo é dona da Ducié Confeitaria, em Imperatriz-MA, um negócio criado a partir de sua paixão por doces, após uma demissão em plena pandemia. Já Vilena Silva, é bióloga e criadora da startup Compensei, que atua na descarbonização de eventos, empresas e instituições públicas. As duas têm em comum jornadas transformadoras e bem-sucedidas como empreendedoras, que rendeu reconhecimento nacional ao vencerem, em 2025, a etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – PSMN.

Com elas, o Maranhão fez história na premiação. Mesmo antes da disputa final em 2025, o estado já tinha posição de destaque no Prêmio, alcançando o maior número de participantes na região Nordeste, com 438 inscrições. Para este ano, a ideia é consolidar esse destaque, dando visibilidade a trajetória de mulheres como Camila e Vilena e de centenas de empreendedoras maranhenses.

Para premiar essas mulheres e suas histórias, seguem abertas até o dia 19 de junho, no site https://sebrae.com.br/subsites/premio-sebrae-mulher-de-negocios, as inscrições para a edição 2026 do PSMN.

“Conquistar esse prêmio confirmou que sou capaz de alcançar voos ainda maiores. Quando a gente quer e se for a vontade de Deus, conseguimos ir além”, afirma Camila Policarpo. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios trouxe visibilidade para a empresa e colocou em destaque a questão da sustentabilidade e nossa responsabilidade, como empreendedoras e cidadãs, nesse cenário”, completa Vilena Silva.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa voltada para reconhecer e valorizar o empreendedorismo feminino em diversas categorias, destacando mulheres que transformam desafios em oportunidades de crescimento, gerando impactos positivos para outras mulheres, comunidades e na economia. A premiação incentiva o aprimoramento contínuo, o desenvolvimento de habilidades de gestão e dá visibilidade para negócios comandados por mulheres, que no Maranhão já ultrapassam 145 mil.

O prêmio destaca, ainda, a diversidade de setores e perfis das empreendedoras, histórias de superação, inovação e empreendedorismo. Além do reconhecimento público, as vencedoras recebem capacitação, mentoria, prêmios em dinheiro e suporte para expansão de seus negócios.

Para Édila Neves, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, o PSMN é uma estratégia de valorização da mulher e de fortalecimento do empreendedorismo feminino no Maranhão e no Brasil. “As conquistas que o Maranhão obteve em 2025 são exemplos de que o empreendedorismo feminino é uma força em expansão no estado e provam a capacidade das mulheres de continuar gerando impactos econômicos e transformações com seus negócios, inspirando outras mulheres a confiar em suas próprias capacidades para empreender e superar desafios”, ressaltou a diretora.

Como concorrer e se inscrever?

Com o processo de inscrições aberto, as empreendedoras maranhenses devem acessar o portal do Sebrae (sebrae.com.br) e, na aba Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2026, preencher o formulário de candidatura.

Para participar, a empreendedora – cis ou trans – precisa ser maior de 18 anos, dona de MEI, microempresa, empresas de pequeno porte, ou ser uma produtora rural ou artesã, com negócio formalizado antes de 1º de janeiro de 2026.

As cinco categorias da premiação são: Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios, Produtora Rural e Artesanato, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais.

Após a inscrição, o processo seletivo ocorre em três etapas: Estadual, Regional e Nacional. Na etapa nacional, são premiadas três finalistas por categoria, com as vencedoras recebendo os seguintes prêmios: Ouro: R$ 50 mil, capacitação no Empretec, participação em missão técnica, mentoria on-line e custeio presencial para a final nacional; Prata: R$ 30 mil, capacitação no Empretec, missão técnica e custeio presencial para a final e Bronze: prêmio de R$ 20 mil, capacitação no Empretec, missão técnica e custeio presencial na grande final nacional.

Justiça mantém Perez Paz na vice-presidência do Sampaio

Justiça mantém Perez Paz na vice-presidência do Sampaio


A Justiça suspendeu a tentativa de afastamento de Perez Paz do Sampaio Corrêa e determinou seu retorno imediato ao cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretor, bem como à condição de Sócio Pleno do clube.

A decisão também invalida o ato praticado pelo Conselho Deliberativo e determina a remoção da publicação relacionada ao caso das redes sociais.

“O resultado representa uma importante vitória para a legalidade, a transparência e o respeito às normas que regem a instituição. É também um reconhecimento da importância do diálogo, da responsabilidade e da condução séria dos assuntos que envolvem o futuro do Sampaio Corrêa”, afirmou Perez.

Embora ainda caiba recurso ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a expectativa é que a decisão seja mantida, com base nos fatos apresentados e no direito aplicável ao caso.

Perez Paz reafirma seu compromisso com o clube, sua torcida e sua história, mantendo-se firme na defesa de um Sampaio Corrêa mais transparente, democrático e alinhado aos interesses de sua comunidade.