Seis candidatos a vereador bem votados não são eleitos em Santa Luzia

Seis candidatos a vereador bem votados não são eleitos em Santa Luzia

IMG_4412

Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, nem sempre os candidatos mais votados vencem. Em Santa Luzia, por exemplo, 06 candidatos tiveram mais votos do que cinco postulantes eleitos com menos votos.

Isso acontece em decorrência do funcionamento do sistema proporcional, em que além dos votos nominais os candidatos dependem que seu partido ou coligação alcance o quociente eleitoral para ter direito a uma cadeira no Legislativo.

O atual vereador Kaka Ferreira (PCdoB), ficou fora da Câmara Municipal, mesmo ficando entre os onze mais votados dentre os candidatos, com 877 sendo 2.52% dos votos válidos, atrás apenas da candidata     Professora Keila (PHS), que foi eleita com 882 sendo 2.54% dos votos válidos.

O levantamento sobre a eleição proporcional no município luziense realizado pelo blog com base em dados do TSE revela que o candidato eleito com o menor número de votos foi Jeferson do Romeu (PPS), escolhido por 515 eleitores. Apesar da baixa votação nominal, a coligação do qual fazia parte o Partido Popular Socialista conseguiu 4.738 votos e assim rompeu o quociente eleitoral e conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal.

O QUE É QUOCIENTE ELEITORAL?
Nas eleições proporcionais, quando são escolhidos vereadores e deputados, é o partido ou a coligação que recebe as vagas, e não diretamente o candidato. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesse tipo de pleito, o eleitor, ao votar, escolhe ser representado por determinado partido e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido.

Definido o número de cadeiras a ser ocupada por cada legenda, define-se então quais os candidatos que assumirão as vagas, respeitando o critério do número de votos.

Em 2016, para garantir uma cadeira no Parlamento Luziense, partidos e coligações precisaram de 2.220 votos. Este número é o quociente eleitoral, resultado da divisão entre a quantidade de votos válidos e o número de cadeiras existentes no Legislativo Municipal.

BEM VOTADOS, MAS NÃO ELEITOS   
Saiba quem são os candidatos que mesmo tendo recebido mais votos que candidatos eleitos não conseguiram uma cadeira na Câmara de Santa Luzia:

foto1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *