Governo rejeita emenda de Braide e mantém reajuste apenas da GAM a professores

Governo rejeita emenda de Braide e mantém reajuste apenas da GAM a professores

braide

A maioria governista na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa barrou uma tentativa do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), de garantir reajuste real dos salários dos professores do Maranhão.

Tramita na Casa uma proposta do governo Flávio Dino (PCdoB) de reajuste de 8% somente sobre a Gratificação por Atividade no Magistério (GAM) para a esmagadora maioria da categoria – só quem ganha abaixo do piso nacional terá o reajuste do vencimento .

A emenda de Braide estenderia a todos os professores o reajuste do vencimento.

– Não há o que questionar. A lei que rege os profissionais do magistério é cristalina ao afirmar que os ajustes dos valores devem incidir sobre o vencimento. Caso a MP 230/17 seja aprovada como proposta pelo Governo, ou seja, sobre a GAM, não haveria incidência dos valores de recomposição salarial aos demais benefícios que fazem parte do vencimento dos profissionais do magistério, tais como, quinquênio, titulação e demais gratificações–  explicou Braide.

Mas os aliados do comunista na CCJ barraram a tentativa.

Agora, em plenário, a base governista articula um pedido de urgência, para que o projeto seja aprovado o mair rápido possível no formato original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *