Municípios

Em encontro com vereadores, Francimar Jacintho apresenta propostas para sua gestão à frente da Câmara de São José de Ribamar

Em encontro com vereadores, Francimar Jacintho apresenta propostas para sua gestão à frente da Câmara de São José de Ribamar

Na manhã desta segunda-feira (11/01), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) realizou um encontro informal com os vereadores que foram empossados para a 19ª Legislatura (2021-2024) com o intuito de recepcioná-los, apresentar as diretorias e outros setores da Casa e esclarecer dúvidas para que os parlamentares organizem seus gabinetes para o exercício do novo mandato.

Durante o evento, responsáveis pelas áreas técnicas deram informações básicas sobre as funções de cada setor. Os novatos também puderam conhecer o Plenário Aldenor Pereira Nojosa, onde são votados os projetos de lei e outras proposições antes do envio ao prefeito para sanção ou veto.

O encontro também serviu para a presidente Francimar Jacintho (PL) falar sobre o andamento do trabalho legislativo e a forma como pretende conduzir a Casa de Leis em seu mandato para o biênio 2021-2022.

A iniciativa reforça o compromisso de Francimar em estar aberto ao diálogo com os colegas de vereança. Além de recepcioná-los, apresentar as diretorias e outros setores da Casa, a chefe do legislativo ribamarense apresentou algumas propostas para sua gestão à frente da Casa.

“Aprendi que a coisa pública deve ser administrado com responsabilidade, transparência tendo como pauta a legalidade, o que me move a tentar realizar uma administração modelo, nunca vista na Câmara de São José de Ribamar, que terá a missão precípua de aproximar os vereadores da sociedade e vice-versa, sempre respeitando os princípios legais”, destacou.

Francimar falou que sua gestão vai priorizar a transparência dos atos do Legislativo, valorização do servidor e uma legislatura mais sintonizada com os anseios da sociedade. Além disso, demonstrou preocupação com a economia nos gastos públicos e afirmou que os atos serão decididos pela Mesa Diretora em conjunto com todos os vereadores.

VISTORIA NA SAÚDE

Mais cedo, antes do encontro, juntamente com os membros do Executivo, os parlamentares formaram uma comitiva e realizaram uma vistoria no Hospital Municipal e Maternidade Municipal.

Durante a vistoria, os vereadores constataram descaso na Saúde. No Hospital Municipal, a falta infraestrutura é um dos principais problemas. O telhado está comprometido com infiltrações e goteiras, o que causa alagamentos nos setores de enfermagem.

Também foi diagnosticado que cinco enfermarias estão interditadas e a unidade de saúde não possui rede de oxigênio. Quando um paciente necessita, os funcionários improvisam o atendimento com balas de oxigênio. Além disso, médicos e enfermeiros enfrentam dificuldades para descansar nos intervalos dos plantões porque não há estrutura nas salas de repouso.

Outra reclamação dos pacientes e funcionários é que uma unidade de terapia semi-intensiva foi inaugurada em gestões anteriores, mas nunca funcionou. O hospital é equipado apenas com uma ambulância, o que dificulta atendimentos de urgência.

Para a presidente Francimar Jacintho (PL), a situação do hospital é delicada, mas o Legislativo estará fiscalizando para propor melhorias. “Muitos problemas foram encontrados e a unidade não está adequada para atender os pacientes com a eficiência necessária. Junto ao Executivo, vamos sugerir melhorias e fiscalizar o que será feito a partir de agora”, disse.

Na maternidade, uma ala inteira reformada recentemente não está sendo utilizada porque alaga quando chove e não há estrutura para permanência de mães em trabalho de parto. Apenas um posto de enfermagem funciona no local, sendo que a unidade possui dois postos.

TESTE PARA COVID-19

Após a extensa agenda de trabalho, os vereadores se dirigiram à sede do Legislativo ribamarense onde participaram da primeira etapa de testes para diagnóstico da Covid-19. Os testes foram realizados em vereadores e servidores.

Os exames foram realizados pela Secretaria de Saúde do município e foi utilizado o método PCR, exame genético para detecção de coronavírus desde os primeiros dias de infecção.

Protagonismo de Calvet Filho na chapa de Fábio Gentil

Protagonismo de Calvet Filho na chapa de Fábio Gentil

O prefeito de Rosário, Calvet Filho (PSC), cumpriu com a palavra e além de declarar apoio a Fábio Gentil (REPUBLICANOS), está compondo a chapa “Zé Gentil” na disputa pela presidência da FAMEM. Ele tem papel de protagonista, concorrendo a função de 1º tesoureiro.

Calvet Filho chegou a ensaiar uma pré-candidatura a presidência da FAMEM, mas acabou chegando a um entendimento com Fábio Gentil e o governador em exercício Carlos Brandão (Republicanos), e decidiu entrar na disputa para ajudar o grupo político que faz parte.

Na última terça-feira, 5, o prefeito esteve reunido com o governador em exercício do estado, onde confirmou apoio a chapa e solicitou diversas melhorias para o município de Rosário, onde deve ter seus pedidos atendidos pelo chefe do poder executivo estadual.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

França do Macaquinho é recebida pelo governador interino Carlos Brandão

França do Macaquinho é recebida pelo governador interino Carlos Brandão

França do Macaquinho e o governador interino, Carlos Brandão

A prefeita de Santa Luzia do Tide, França do Macaquinho, foi recebida ontem (05), em São Luís, pelo governador em exercício do Maranhão, Carlos Brandão (Republicanos). Acompanhada do deputado estadual Zé Inácio (PT) e do esposo Júnior França, a prefeita tratou do andamento das principais ações e obras do governo do estado no município, e auxílio nas áreas de saúde, assistência social e infraestrutura.

Dentre os temas debatidos neste encontro, destacou-se a liberação de novos recursos e o fortalecimento da parceria visando a melhoria do sistema público de Saúde. A medida inclui a reforma e ampliação do Hospital municipal.

“Estive reunida com o Governador Carlos Brandão, solicitando as principais demandas do nosso município, como reforma e ampliação do nosso hospital, pavimentação asfáltica para bairros e povoados, aumento no contingente de policiais, mais viaturas, dentre outras demandas”, ressaltou França.

França, Carlos Brandão e o deputado estadual, Zé Inácio

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Erlânio Xavier mostra desespero ao atacar o governador em exercício Carlos Brandão

Erlânio Xavier mostra desespero ao atacar o governador em exercício Carlos Brandão

Declaração de guerra ao vice-governador é certeza da derrota na corrida à reeleição

“Uma demonstração de desespero!” Assim pode ser definida as declarações do atual presidente da Famem e candidato à reeleição, Erlânio Xavier (PDT), em um duro recado ao governador em exercício do Maranhão, Carlos Brandão (Republicanos), durante entrevista ao Bom Dia Mirante, na manhã desta quarta-feira (06).

O prefeito Fábio Gentil (Republicanos), que deve concorrer com o pedetista, é aliado do governador interino, mas Erlânio acredita que Brandão vem arregimentando apoios ao seu preferido.

Por conta disso, Erlânio afirmou que Brandão deveria esquecer a eleição da Famem e trabalhar pelo Maranhão enquanto estiver no comando do Executivo. O ataque sobrou até para o deputado Josimar do Maranhãozinho.

“A nossa candidatura é a candidatura dos prefeitos e das prefeitas, é uma candidatura municipalista, não é uma candidatura de partidos e nem de líder político. Meu líder político é o presidente do meu partido, o senador Weverton Rocha, só que o senador Weverton está de férias, mas outros como Josimar do Maranhãozinho, o vice-governador Carlos Brandão, estão aí fazendo campanha. Eu quero só lembrar a eles, que a campanha da FAMEM, é uma campanha dos prefeitos, a campanha da Câmara quem trata são os deputados federais, a campanha da Assembleia são os deputados estaduais, então deixem que os prefeitos escolham seus candidatos. O vice-governador que acabou de assumir o governo, poderia nesse momento tá cuidando do Maranhão, tá rodando nosso estado, e não está chamando prefeito no Palácio dos Leões. Vamos cuidar do Estado vice-governador”, afirmou ao falar dos seus planos para mais um mandato na presidência da Famem.

As declarações de Erlânio foram semelhantes as afirmações do ex-prefeito Cleomar Tema (PSB), que antecedeu o pedetista no comando da entidade. Na época, Tema fez um desabafo igualzinho ao que hoje seu sucessor fez e chamou o senador Weverton para briga.

“Lugar de senador é em Brasília, lutando em benefício do Estado e não agindo numa disputa de uma entidade municipalista como a Famem. É uma luta desigual, e o senador tem que adotar outra postura e não aproveitar essa disputa para a montagem do seu projeto de poder”.

A declaração foi apenas um desabafo que confirmou a certeza da derrota na corrida. No final, para evitar uma ruptura na base governista, o ex-prefeito de Tuntum acabou retirando a candidatura e Erlânio Xavier foi aclamado presidente da FAMEM.

Agora, foi a vez de Erlânio derrubar os tapumes que protegiam a disputa corporativa entre prefeitos, dando a dimensão de parte de uma guerra muito mais ampla pelo poder no Maranhão, cujo desfecho serão as eleições de 2022. Se a história se repetir, quem pode ser aclamado novo presidente da FAMEM desta vez é o Fábio Gentil. É aguardar!

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Calvet Filho é empossado prefeito de Rosário

Calvet Filho é empossado prefeito de Rosário

Na madrugada da última sexta-feira (01), o prefeito de Rosário Calvet Filho e a vice-prefeita Cláudia Anceles foram empossados na Câmara de vereadores do município.

Após ser empossado, Calvet Filho anunciou algumas medidas prioritárias, e garantiu trabalhar diuturnamente para melhorar a qualidade de vida da população Rosariense.

Logo cedo da manhã, o prefeito se reuniu com os servidores da limpeza pública, onde serviu um reforçado caldo de ovos para toda a equipe e em seguida iniciaram o grande mutirão de limpeza por toda a cidade, onde os secretários Sandro Marinho (Meio Ambiente), Willame Anceles (Saúde), Pepê (Esporte), e a vice prefeita participaram do ato.

Nos próximos dias, o prefeito deverá anunciar grandes medidas de melhorias para a população, e grandes investimentos será feito em favor dos munícipes.

Rosário vive um novo tempo, e o “verde esperança” estará espalhado nos quatro cantos da cidade.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

 

Dudu Diniz vereador mais votado assume uma vaga na mesa diretora da Câmara de Ribamar

Dudu Diniz vereador mais votado assume uma vaga na mesa diretora da Câmara de Ribamar

O vereador Dudu Diniz (Cidadania), tem se fortalecido enquanto parlamentar e mostrado boa articulação nos bastidores da política ribamarense. Não bastava ser o mais bem votado nas urnas, em 2020, com 1.742 votos, agora após ser empossado assume a 4°secretária, que compõe a mesa diretora da Casa Legislativa e tem como presidenta, a vereadora Francimar Jacintho (PL).

“Quanta emoção ser empossado e representar daqui pra frente, durante 4 anos a minha cidade e todos os ribamarenses. Nosso trabalho é sério e de muito comprometimento em favor de São José de Ribamar. Deus nos abençoe nesta nova jornada”, ressaltou.

Vale destacar que Diniz é uma liderança jovem e forte no município e tem grandes chances em fazer um mandato atuante na cidade do Santo Padroeiro.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Hilton e Fernanda Gonçalo tomam posse em Bacabeira e Santa Rita

Hilton e Fernanda Gonçalo tomam posse em Bacabeira e Santa Rita

Emoção, sorrisos e choro de gratidão marcaram a posse do casal de prefeitos Dr. Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo neste dia primeiro em Bacabeira e Santa Rita.

Na madrugada do dia 01, foi empossado na Câmara de Vereadores de Santa Rita o prefeito reeleito Dr. Hilton Gonçalo e os vereadores eleitos para a legislatura 2021-2024.

Na mesma solenidade, os vereadores elegeram o Vereador Fredilson Carvalho como presidente do casa legislativa para o biênio 2021/2022 e a prefeita reeleita de Bacabeira também participou do ato, acompanhando seu esposo Dr. Hilton Gonçalo.

O prefeito Dr. Hilton Gonçalo discursou e reafirmou seu compromisso para com a população Santarritense, e agradeceu a cidade de Santa Rita por está dando a 4° oportunidade do mesmo administrar a “Capital da farinha”.

Já a solenidade de posse da Prefeita Fernanda Gonçalo em Bacabeira, iniciou por volta das 10hr na Câmara de Vereadores, com a presença de amigos, correligionários, familiares, do seu esposo Prefeito Dr. Hilton Gonçalo, e do Prefeito de Rosário Calvet Filho.

Iniciando com a eleição da mesa diretora, os vereadores elegeram em unanimidade o Vereador Jefferson para comandar a casa no biênio de 2021/2022.

Logo após, a prefeita Fernanda e o vice Romualdo foram empossados para o mandato de 2021 – 2024 a frente do executivo municipal.

Em sua fala, Fernanda Gonçalo agradeceu aos mais de 6mil votos recebidos, e tomou logo algumas medidas que irá beneficiar a população Bacabeirense.

Por sua vez, o Deputado Estadual Ariston Gonçalo, que participou das duas posses, reafirmou deu compromisso com a região, e garantiu que estará sempre a disposição dos municípios, e irá destinar ainda mais emendas para ajudar as gestões municipais.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

 

 

Eudes Barros toma posse como prefeito da Raposa e anuncia secretariado

Eudes Barros toma posse como prefeito da Raposa e anuncia secretariado

A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal. Também tomaram posse o vice-prefeito, Márcio Greik e os 11 vereadores eleitos.

Tomaram posse nesta sexta-feira (1°) o prefeito eleito Eudes Barros (PL), o vice Márcio Greik (PCdoB) para um mandato de quatro anos à frente da Prefeitura de Raposa. A cerimônia começou à meia-noite na Câmara Municipal, e contou com a presença da ex-prefeita Talita laci (PCdoB), e o primeiro prefeito da cidade, José Laci.

A solenidade começou com a contemplação dos onze vereadores eleitos em 2020. Após a posse dos vereadores, foi realizada a eleição para a presidência da câmara, com a reeleição de Beka Rodrigues para o cargo. Compõe a mesa: Laurivan (Republicanos), vice-presidente; Elenildo Rocha (Republicanos), primeiro secretário; Felix Marques Moreira (PSDB), segundo secretário; Moisaniel Pereira (PSDB), terceiro secretário.

Em seguida, Beka Rodrigues deu posse a Eudes Barros e ao vice-prefeito Márcio Greick. Em seu discurso de posse o prefeito eleito prometeu lutar dia a dia para alcançar os objetivos de tornar a cidade de Raposa um lugar melhor. Ele anunciou, ainda, dar continuidade as obras da gestão Talita Laci.

O prefeito também comentou sobre os desafios que terá que enfrentar agora que assumiu o mandato de prefeito em meio a uma pandemia mundial. “A pandemia trouxe tristeza para muitas famílias. Muitas dificuldades para as cidades, e com a Raposa não é diferente”, disse.

Na solenidade foram registrados parte dos secretariados municipais que formarão o mandato 2021-2024. Veja quem são os secretariados:

Administração – Geisel Braz

Educação – Professora Verismar Gomes

Saúde – Dra. Lúcia Carvalho

Finanças – Adario Junior

Meio Ambiente – Márcio Greik

Turismo – Alison Penha

Comunicação e Assuntos Metropolitanos – Udes Filho

Agricultura – Volnei Moraes

Pesca – Lavina Lisboa

Cultura – Pereira Filho

O prefeito eleito Eudes Barros tem 51 anos, é casado e advogado. O vice é Márcio Greik, do PCdoB, que tem 45 anos, e também é advogado.

Posse de Hélder Aragão será às 16h, nesta sexta- feira (01), em Anajatuba 

Posse de Hélder Aragão será às 16h, nesta sexta- feira (01), em Anajatuba 

A Cerimônia  seguirá todos os protocolos sanitários. 

 

 

O prefeito eleito, Hélder Aragão, e a vice, Danielle Castelo Branco, tomam posse na tarde desta sexta-feira, 1º, para a gestão 2021/2024 à frente da Prefeitura de Anajatuba. O evento de transmissão de cargo será na Igreja Assembleia de Deus,  às 16h, com restrição de público em decorrência da pandemia de Covid-19.

Mais cedo, às 09h, os 11 vereadores eleitos, tomam posse em solenidade realizada na Câmara Municipal.

 

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.