Municípios

Concurso público de Paço do Lumiar é anulado

Concurso público de Paço do Lumiar é anulado

A prefeitura de Paço do Lumiar anunciou a anulação do concurso público em função de irregularidades no certame, inclusive com candidatos presos do dia da prova. Ficou comprovado o vazamento dos gabaritos das provas. Assim, a prefeitura informou que logo fará um novo concurso e todos os inscritos neste estarão inscritos automaticamente, sem despesas adicionais.

CONCURSO PAÇO DO LUMIAR- NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Paço do Lumiar vem a público e em especial aos candidatos inscritos no Concurso Público, realizado pela Empresa E. F. Pesquisas e Projetos Ltda de nome fantasia Instituto Machado de Assis, informar o seguinte:

No dia da realização das provas, dois candidatos foram presos em flagrante, no Colégio Pitágoras, com celulares contendo o gabarito das provas; os mesmos confessaram a autoria dos delitos e apontaram uma terceira pessoa, da cidade Porção de Pedras – MA, como o responsável de ter enviado as respostas do certame, não só para os dois candidatos presos, mas para vários outros candidatos, sendo que cinco destes candidatos foram identificados pela polícia e também confessaram o recebimento dos gabaritos, tanto que foram aprovados no concurso.

Além da comprovação de fraudes, mediante vazamento de gabaritos, há também um número expressivo de integrantes de algumas famílias de Paço do Lumiar, aprovados em várias áreas disponíveis no certame, fato este que indica mais indícios de fraudes. Tudo esta sendo investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil do Maranhão.

Em face dos relatos acima, a Prefeitura de Paço do Lumiar não homologará o concurso, previsto do edital Nº 001/2018 , tornando-o nulo, através do decreto Nº 3.344 de 19 de Julho de 2019. A Prefeitura de Paço do Lumiar lamenta o ocorrido e informa a todos os candidatos, que outro concurso será realizado, estando todos automaticamente inscritos, sem qualquer despesa adicional.

Gaeco e Polícia Civil cumprem mandados de prisão, busca e apreensão em Aldeias Altas, Caxias e São Luís

Gaeco e Polícia Civil cumprem mandados de prisão, busca e apreensão em Aldeias Altas, Caxias e São Luís

A referida decisão judicial, que resultou na operação, atendeu pedido da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caxias

O Ministério Público do Maranhão e a Polícia Civil deram cumprimento a mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (16), nas cidades de Aldeias Altas, Caxias e São Luís, em razão de decisão judicial da 2ª Vara Criminal da Comarca de Caxias.

Foram presos temporariamente Antônio José de Sousa Paiva (secretário Municipal de Infraestrutura de Aldeias Altas) e Jaime Neres dos Santos (presidente da Comissão Permanente de Licitação de Aldeias Altas). Este último também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma e o primeiro por subtração de documento público.

Estão em aberto os mandados de prisão temporária de Melissa Lima Barroso, Paulo Roberto Feitosa Wanderley, Paulo Valério Mendonça (empresário) e George Luis Damasceno Borralho, que podem ser considerados foragidos, caso não se apresentarem espontaneamente.

A referida decisão judicial, que resultou na operação, atendeu pedido da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caxias, que apura possíveis irregularidades na contratação da empresa M L Barroso Moura – ME para a realização de serviços de limpeza urbana na cidade de Aldeias Altas no ano de 2017, cujo contrato foi aditivado nos anos de 2018 e 2019.

De acordo com a investigação, o procedimento licitatório foi superfaturado, bem como foram identificados indícios de associação criminosa com o objetivo de fraudar a licitação, envolvendo tanto a empresa vencedora do certame como também uma das perdedoras, a Impacto Construção Civil Ltda., cujo responsável legal, Paulo Valério Mendonça, recebeu mais de R$ 1 milhão da empresa M L Barroso Moura – ME.

Além disso, foi constatado que a empresa investigada também fez transferências bancárias para familiares do secretário Municipal de Infraestrutura, Antônio José Sousa Paiva, e do presidente da Comissão Permanente de Licitação, Jaime Neres dos Santos.

Presidente Jair Bolsonaro visitará São Luís, Alcântara e Rosário em agosto

Presidente Jair Bolsonaro visitará São Luís, Alcântara e Rosário em agosto

Em anúncio oficial feito nesta segunda-feira (15), a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, comunicou a vinda do Presidente Jair Messias Bolsonaro à cidade de São Luís. O presidente fará sua primeira visita à cidade, desde que foi empossado ao cargo, sob os cuidados do senador Roberto Rocha (PSBD) e do deputado federal João Marcelo (MDB), que estão cuidando da agenda, a fim de fazer a inauguração das obras de requalificação da Rua Grande e, também, anunciar as intervenções de recuperação do Centro Histórico, ponto turístico de São Luís. Ao que tudo indica, a visita deverá ocorrer no final de agosto.

O presidente visitará, além de São Luís, as cidades de Rosário e Alcântara. Em sua passagem por Rosário, será incumbido de entregar a Obra do Complexo Ferroviário, local onde fora construída a antiga estação de trem. Também serão entregues 500 casas construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

Após Rosário, Bolsonaro visitará Alcântara. O local de passagem será o Centro de Lançamento, que se tornará um campo de exploração comercial pelos Estados Unidos, após parceria fechada com o presidente norte-americano, Donald Trump.

É esperado que o presidente visite a obra de duplicação da BR 135, que será assumida pelo Exército Brasileiro por meio do Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), e a reestruturação da Avenida Litorânea ao bairro do Olho d’Água, mas, até o momento, nada foi confirmado.

 

Quem é a bela índia guerreira do São João do Maranhão de 2018?

Quem é a bela índia guerreira do São João do Maranhão de 2018?

as noites de São João, o bailado das índias se consagram em todos os cantos da terra da encantaria. As tribos se movem e os pandeirões se aquecem. Mas hoje vamos falar do bailado que é de chamar atenção.

A índia guerreira do Boi de Axixá se consagrou hoje como uma das mais belas índias guerreiras já vistas na história do São João. Da cidade de Bacuri, a jovem Meryciane Fernandes, mulher, professora na cidade de Bacuri, cumpre com todas as suas obrigações e enfrenta quilometragens exaustivas para estar junto ao grupo, do período de ensaios à temporada junina.

O Bumba-Meu-Boi, sotaque de orquestra, que tem uma história invejável sob o comando da querida e mulher de luta, Leila Naiva, sem sombras de dúvidas, acertou na escolha da índia guerreira, que de fato, tem chamado a atenção de todos por onde o batalhão de Axixá passa.

Veja as imagens da bela guerreira do Boi de Axixá!

Zé Reinaldo se reúne com prefeito de São Mateus em Brasília

Zé Reinaldo se reúne com prefeito de São Mateus em Brasília

O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, se reuniu nesta quarta-feira (21) com o deputado federal José Reinaldo (PSB) em Brasília para discutir projetos de desenvolvimento daquele município e sobre a atual conjuntura política no Maranhão.

O encontro, que ocorreu no gabinete do deputado, foi marcado devido ao compromisso que Zé Reinaldo assumiu com os municípios da região do Médio Mearim em outubro de 2017, quando esteve em São Mateus para um encontro denominado II Encontro da Gratidão, que reuniu mais de 80 lideranças políticas em apoio à candidatura do deputado ao Senado.

Na ocasião, Zé Reinaldo recebeu o apoio de Miltinho Aragão e dos demais prefeitos e ex-prefeitos, e entregou aos participantes um documento chamado Carta de Compromisso com os Municípios, que pontuava uma série de ações a serem desenvolvidas na Câmara em favor das cidades maranhenses.

“Zé Reinaldo foi o governador que mais ajudou e investiu nos municípios. Além disso, foi o responsável pelo rompimento de um ciclo político nefasto que durante quase 50 anos prejudicou o Maranhão. Tenho certeza que será o melhor e o maior senador municipalista que o nosso estado já teve”, disse Aragão durante o evento.

Cresce a possibilidade de Eduardo Sá disputar mandato de deputado federal

Cresce a possibilidade de Eduardo Sá disputar mandato de deputado federal

De forma discreta e otimista, o nome do ex-vereador de Chapadinha, Eduardo Sá, vem sendo citado como possível indicação às eleições 2018 para uma vaga na Câmara Federal, se encaixando em um perfil de renovação política devido à pouca idade e pelo trabalho que exerceu entre os anos de 2013 e 2016, quando legislou o município.

Se destacando na nova geração de políticos, sua pré-candidatura tem causado comentários nos bastidores, uma vez que ele já possui conhecimento técnico e vivência política e foge dos grupos de candidatos que só exercem suas funções em época eleitoral.

A candidatura do ex-vereador se daria devido aos esforços da classe política que representa toda a região do Baixo Parnaíba, que hoje soma mais de 700 mil habitantes, resultando em 400 mil eleitores segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, o nome de Eduardo aparece como um dos fortes candidatos e mais preparados para disputar a vaga.

Eduardo construiu uma carreira exitosa no ramo empresarial e quando foi eleito vereador de Chapadinha, se destacou com sua atuação no campo da oposição. Atualmente ele é secretário de Meio Ambiente e lidera um projeto grande de construção de um shopping em Chapadinha (o primeiro da região), no qual o estudo de viabilidade encontra-se em fase de conclusão.

Denunciada PEC que autoriza prefeitos a fazerem festa com dinheiro público

Denunciada PEC que autoriza prefeitos a fazerem festa com dinheiro público

Foi denunciada à sociedade pelo presidente da Força Sindical no Maranhão, Frazão Oliveira, uma ação da Assembleia Legislativa do Estado que visa aprovar uma PEC que tirará do TCE/MA o poder de baixar Instruções Normativas, o que significaria dar carta branca aos prefeitos para realizarem festas com dinheiro público, mesmo naqueles municípios em que os salários dos servidores estão atrasados.

A ação, que atende aos interesses da Federação dos Prefeitos do Estado do Maranhão, possui caráter de urgência e será tomada logo após o Carnaval. A PEC, de autoria do deputado Júnior Verde, já recebeu a assinatura a favor de 28 deputados estaduais e também conta com o presidente da casa, o deputado Othelino Neto.

“A atitude do deputado Júnior Verde é inoportuna, na medida em que o deputado, ao invés de se postar na defesa do servidor público – já que ele também é um destes-, os trai e busca institucionalizar a figura do prefeito caloteiro no Maranhão e, com isso, defender o indefensável”, explicou Frazão.

Prefeitura de Mata Roma oferece 116 vagas em concurso público

Prefeitura de Mata Roma oferece 116 vagas em concurso público

Nesta segunda-feira (15), a prefeitura de Mata Roma, no interior do Maranhão, abriu as inscrições para o concurso público com oferta imediata de 116 vagas em cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. O salário inicial varia entre R$954,00 e R$4.000,00, para jornada de 30 a 40 horas semanais.

As vagas oferecidas são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Diversos, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Farmácia, Administrador hospital, Biomédico, Enfermeiro, Odontólogo, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais (Limpeza), Maqueiro, Cozinheiro, Professor de várias modalidades e Nutricionista.

A estrutura do concurso é composta por uma prova objetiva, que está prevista para ser aplicada no dia 18 de março de 2018, e análise curricular. O local e horário de prova ainda serão divulgados.

A contar da data de homologação do resultado, o concurso possui validade de dois anos, com a possibilidade de ser prorrogado. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (15) até o dia 8 de fevereiro, através do site. A taxa de inscrição varia entre R$81 e R117, a depender do grau de escolaridade.

Paralisação: Bancos não funcionam no Maranhão

Paralisação: Bancos não funcionam no Maranhão

Centrais sindicais convocam uma greve geral de trabalhadores para esta sexta-feira (30/6) em um protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência que tramitam no Congresso.

 Por este motivo há interrupção nos serviços bancários de todo o Maranhão . Os trabalhadores decidiram aderir à paralisação geral que acontece em todo o país. Os bancários devem se concentrar principalmente na Praça Deodoro, no centro da cidade, onde farão atos públicos.

Outras categorias também devem se mobilizar. Urbanitários, servidores federais e estaduais, além de professores também devem aderir ao movimento.

Categorias como os professores da rede pública estadual, bancários, vigilantes, petroleiros, motoristas e cobradores de ônibus, metalúrgicos, entre várias outras já confirmaram que vão cruzar os braços durante a manifestação desta sexta. Já os sindicatos que representam a classe empresarial não devem aderir ao movimento.