Esporte

CPI do Futebol colhe depoimentos de dirigente de clubes

CPI do Futebol colhe depoimentos de dirigente de clubes

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol reuniu-se, nesta terça-feira (10), na Sala das Comissões, e procedeu a mais uma tomada de depoimentos. Foram ouvidos, na condição de testemunhas, o presidente do São José de Ribamar Esporte Clube, Marinaldo Frazão, e o ex-diretor da Sociedade Esportiva Juventude, Miguel Júnior Costa.

O presidente da CPI, deputado Osmar Filho (PDT), coordenou os trabalhos, que contaram com a presença dos deputados Yglésio Moyses (PSB) e Leandro Bello (Podemos).

O objetivo da CPI é investigar o favorecimento de apostadores por meio de ajustes em resultados de jogos do Campeonato Maranhense de Futebol.

Empresa MCD 10

Em seu depoimento, o presidente do São José disse que denunciou à Federação Maranhense de Futebol suspeitas de manipulação de resultados de jogos e fez Boletim de Ocorrência (B0) na Delegacia.

“Por meio de ofício, denunciamos possível manipulação de resultado do jogo do MAC, com placar 7 x 0 sobre o São José. Suspeitamos do envolvimento da empresa MCD 10, com a qual firmamos contrato de gestão. Essa empresa nos foi indicada, à época, pelo treinador do São José, Carlos Ferro. Também nos chegou um áudio de um de nossos atletas falando sobre gratificação de jogadores”, afirmou.

Por sua vez, o ex-gestor do Juventude disse que não tomou conhecimento de manipulação de resultado de jogos. “O jogo São José com placar 7 x 3 sobre o Juventude não considero como resultado normal, mas a CBF fez varredura e considerou que transcorreu tudo normal”, frisou.

Ao final do depoimento, Miguel Costa Júnior destacou a importância da CPI para o futebol maranhense. “Acho a CPI muito importante, pois ela resguarda a integridade dos dirigentes”.

Avaliação

O presidente da CPI destacou a importância dos depoimentos colhidos. “O depoimento do presidente do São José trouxe elementos que, certamente, vão servir de parâmetros para as próximas ações da CPI”, ressaltou.

O deputado Yglésio disse que o depoimento do dirigente do São José revela muitas possibilidades de trazer pessoas à CPI diretamente ligadas a fraudes e manipulações de resultados de jogos do campeonato maranhense.

“Na próxima reunião, vamos apresentar requerimentos convocando mais pessoas cujos depoimentos serão de grande valia para as investigações”, salientou.

Secretário Ricardo Diniz lança projeto de aulas de dança com transmissão on-line em São Luis

Secretário Ricardo Diniz lança projeto de aulas de dança com transmissão on-line em São Luis

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel) lançou, nesta quinta-feira (15), o projeto “Exercite-se”, que oferecerá aulas de dança transmitidas ao vivo, por meio do Instagram (@semdelslz), todas as terças e quintas-feiras, às 16h.

De acordo com o secretário Ricardo Diniz, titular da Semdel, a ideia surgiu com o objetivo de fazer com que as pessoas continuem ou passem a praticar exercício físico mesmo em casa, já que uma das medidas sanitárias e de contenção do novo coronavírus é a não circulação e aglomeração de pessoas. Ou seja, a partir de agora, com o “Exercite-se”, será possível manter o corpo em movimento da sala de casa, ou de qualquer outro espaço, tendo o celular ligado na live promovida pela pasta duas vezes por semana.

“Estamos dando início ao ‘Exercite-se’, uma ação pensada em equipe e que tem o intuito de levar atividades físicas às pessoas que estão em isolamento, às pessoas que fazem parte de algum programa da Semdel e que hoje estão impossibilitadas da convivência. Por isso, tivemos essa preocupação de conseguir levar atividade física, de forma diferenciada, para cada uma dessas pessoas. Nosso objetivo principal é proporcionar o bem-estar físico e emocional de todos que acompanharem essa iniciativa”, destacou. 

Durante a aula inaugural do projeto, que teve como cenário o Parque do Bom Menino, cinco idosos, de máscara e distante uns dos outros, que fazem parte de um programa já executado pela Semdel, ajudaram a educadora no primeiro ao vivo desta nova iniciativa.

 

Foto: Divulgação

SERVIÇO:

  • Projeto: “Exercite-se”
  • Quando: todas as terças e quintas-feiras, às 16h
  • Onde: Instagram da Semdel (@semdelslz)

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834

Vereador Ricardo Diniz promove a 1ª Taça de Voleibol em São Luís

Vereador Ricardo Diniz promove a 1ª Taça de Voleibol em São Luís

O vereador de São Luís, Ricardo Diniz, promoveu a 1ª taça de Voleibol no último final de semana, no Castelinho. O parlamentar que sempre apoiou o esporte na capital maranhense diz que essa iniciativa é louvável e de suma importância.

“Sempre atuei em varias áreas e o esporte tem sido uma bandeira que tenho defendido de todas as formas. Hoje, realizamos um marco em nossa querida cidade, na realização desse evento de grande porte. Sem sombras de duvidas, continuarei apoiando incansavelmente ”, disse.

EM TEMPO

Durante três dias, o evento reuniu varias escolas de São Luís. No ato, os times vencedores receberam das mãos do parlamentar o troféu vereador Ricardo Diniz.

Policia de SP decide não indiciar Neymar por estupro e agressão

Policia de SP decide não indiciar Neymar por estupro e agressão

Neymar fala após prestar depoimento na delegacia da mulher em São Paulo — Foto: GloboNews/Reprodução
Neymar fala após prestar depoimento na delegacia da mulher em São Paulo — Foto: GloboNews/Reprodução

A delegada Juliana Lopes Bussacos, titular da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo, concluiu na tarde desta segunda-feira (29) o inquérito que apurava as acusações de estupro e agressão feitas pela modelo Najila de Souza contra Neymar. A polícia decidiu não indiciar o jogador de futebol pelo crime.

Agora, as promotoras do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) podem oferecer denúncia (acusação formal à Justiça), pedir o arquivamento do inquérito ou novas diligências. O Ministério Público tem prazo legal de 15 dias para se manifestar.

No começo do mês, a Justiça acolheu o pedido da delegada e autorizou a prorrogação do inquérito por até 30 dias para que diligências complementares pudessem ser feitas.

A delegada solicitou o acesso às imagens das câmeras de segurança do hotel em Paris, na França, onde supostamente teria ocorrido o estupro e o prontuário médico do ginecologista particular de Najila.

O Ministério Público pediu as cópias dos inquéritos de extorsão, do suposto furto no apartamento de Najila e da divulgação de imagens íntimas da mulher, em apuração no Rio.

As cópias dos inquéritos chegaram e foram anexadas à investigação de estupro. Já as imagens e o prontuário médico não chegaram, porém, a delegada decidiu encerrar a investigação mesmo assim.

Coutinho e Neymar decidem para o Brasil, que bate a Costa Rica

Coutinho e Neymar decidem para o Brasil, que bate a Costa Rica

Apontada como favorita ao título da Copa do Mundo, a seleção brasileira sofreu, mas conseguiu arrancar a primeira vitória na Rússia nos acréscimos do segundo tempo. Com um gol de Philippe Coutinho, o seu segundo na competição, e outro de Neymar, a equipe derrotou a Costa Rica por 2 a 0, na Arena Zenit, em São Petersburgo, nesta sexta-feira. Mas mais uma vez reclamou de decisões da arbitragem e teve atuação irregular.

Dessa vez, os protestos brasileiros envolveram a anulação de um pênalti em Neymar, já na reta final do segundo tempo. O árbitro holandês Bjorn Kuipers chegou a marcar a infração de Giancarlo González, que deu uma leve segurada no atacante, mas a anulou ao revisar o lance através do recurso do árbitro de vídeo, por considerar que o brasileiro simulou a falta.

A jogada diz muito sobre a atuação de Neymar, principal jogador do elenco brasileiro, mas que voltou a pecar pelo individualismo e reclamou demais do juiz. Ele marcou o segundo gol da seleção pouco depois, aos 51, após erro da defesa da Costa Rica, mas ainda não exibiu, na Rússia, maturidade e talento para liderar a seleção ao sexto título mundial.

Restou, assim, a Philippe Coutinho o poder de decisão para marcar o seu segundo gol na Copa do Mundo e aliviar a situação da seleção brasileira em uma jogada que fugiu ao estilo Tite, com a participação de seus dois centroavantes, abrindo o caminho para a vitória.

Brasil e Costa Rica encerram a participação no Grupo E da Copa na quarta-feira. A seleção de Tite vai encarar a Sérvia em Moscou, enquanto a equipe da América Central terá pela frente a Suíça em Nijni Novgorod. A equipe nacional soma quatro pontos, enquanto os costarriquenhos ainda não pontuaram e estão eliminados.

Texto: Agência Estado / Fotos: Jamie Squire/FIFA

Presidente do Sampaio, Sérgio Frota pode está envolvido com máfia no futebol

Presidente do Sampaio, Sérgio Frota pode está envolvido com máfia no futebol

Desde que assumiu a presidência do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota só falou em prejuízos, mas nunca largou o osso do tubarão. Chorava, esperneava, mas continuava presidente. Toda prestação de conta, sempre citava um tal prejuízo de mais de um milhão de reais anual. Mas nunca quis largar o comando do time. Em 2017 Frota chegou anunciar que seria seu último ano a frente da Bolívia, mas no final das contas apareceu candidato novamente.

Sérgio Frota já colheu muitos frutos bolivianos, e até a sede do clube ele chegou a negociar, segundo a imprensa noticiou. Uma caixa preta nunca foi aberta em todo esse tempo no Sampaio. Cheio de marra, Frota se acha o Charles Miller, aquele estudante que trouxe uma bola e regras de futebol da Inglaterra para o Brasil. Se mete a falar de tudo, sabe tudo, mas pouco explicou sobre seus 11 anos no comando do Sampaio.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C de 2017, um caso chamou atenção dos desportistas maranhenses. No jogo entre Sampaio X Botafogo-PB, no estádio Castelão em São Luís, o tricolor abriu o jogo na maior cara de pau e perdeu em pleno Castelão por 3×2. Com o resultado, o Botafogo escapou do rebaixamento. O que ninguém sabia era que Sérgio Frota era tão amigo do presidente do Botafogo-PB. Todo mundo desconfiou da atitude do Sampaio, mas ficou calado, como de costume.

No Campeonato Maranhense de 2017, algo ficou muito suspeito após o Sampaio que estava na penúltima colocação na classificação geral, só estava acima do Americano, buscou uma classificação no tapetão, mesmo perdendo no TJD maranhense. O presidente garantia aos 4 cantos da cidade que no Rio de Janeiro ele ganhava. É evidente que Sérgio Frota teve ajuda do presidente da Federação Maranhense de Futebol, que chegou a viajar para a capital carioca várias vezes, segundo informou a imprensa local. No final, Sampaio foi o classificado, campeão maranhense em cima do Cordino e de quebra levou a final para Imperatriz, fazendo com que o Cordino não jogasse no estádio Leandrão.

No último domingo (13) a casa caiu para Sérgio Frota, após o Jornal Correio da Paraíba publicar uma matéria sobre o inquérito da Operação Cartola, que investiga corrupção no futebol paraibano. E se mexer mais um pouco no passado recente do deputado boliviano, pode encontrar mais coisas, já que no futebol maranhense pode não ser diferente do paraibano.

Deputado estadual do Maranhão aparece nas escutas

Em uma conversa gravada, Zezinho do Botafogo liga para o deputado estadual Sérgio Frota (PSDB-MA), presidente do Sampaio Corrêa para articular sobre a arbitragem do jogo entre Botafogo-PB e Altos-PI, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Zezinho pede ao deputado Sérgio Frota o nome do juiz, que seria do Maranhão. Em um determinado momento, Zezinho passa o telefone para Breno e eles conversam rapidamente. O deputado pede que a conversa continue de noite e diz que vai resolver o problema. A partida em questão foi vencida por Belo pelo placar de 1 a 0. O árbitro do jogo foi o maranhense, da cidade de Imperatriz, como o próprio deputado fala no telefonema, Ranilton Oliveira.

E agora, o  Ministério Público do Maranhão vai deixar barato tudo isso ou vai investigar mais coisas do deputado? Tentamos contato com Sérgio Frota, mas não foi possível. O Espaço está aberto para explicações ao povo.

Com Informações do Portal Correio da Paraíba

Equipe de jornalistas da TV Guará é barrada na Federação Maranhense de Futebol

Equipe de jornalistas da TV Guará é barrada na Federação Maranhense de Futebol

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís, em nota divulgada nesta terça-feira (27), repudiou o tratamento dispensado à equipe da TV Guará (Record News), que na tarde de segunda-feira (26) foi impedida de participar de uma entrevista na Federação Maranhense de Futebol (FMF).

De acordo com informação do Portal Guará, pertencente à emissora, a equipe liderada pela jornalista Ana Thereza, estava num cumprimento do seu dever profissional para cobrir um protesto de torcedores do Moto Clube, contra a marcação da partida de ida da final do Campeonato Maranhense. O jogo, contra o Imperatriz, será quinta-feira da próxima semana, às 21h45, e o jogo da volta no domingo seguinte, na cidade de Imperatriz.

Em frente à FMF, a repórter e o cinegrafista Fábio Bala tentaram obter uma declaração do presidente da entidade, Antônio Américo, mas a equipe foi barrada por seguranças da entidade.

Para o Sindicato do Jornalistas, o tratamento da entidade desportiva contra a equipe da TV Guará reforça as denúncias de cerceamento sofrido pela emissora. Segundo a nota, a ordem para barrar os jornalistas foi do diretor de Futebol, Hans Nina.

Eis a nota na íntegra:

NOTA E REPÚDIO

Repudiamos veementemente a atitude do senhor Hans Nina, vice-presidente de Competições da Federação Maranhense de Futebol, pelo seu ato indelicado e antidemocrático ao determinar que a jornalista Ana Thereza, repórter da TV Guará, não tivesse acesso à sala onde se realizaria uma entrevista coletiva.

A profissional ao chegar foi barrada por um segurança que transmitiu-lhe que somente os jornalistas de outros órgãos da imprensa estavam autorizados a participar da entrevista e que aquela profissional não tinha permissão para fazer a cobertura.

Repudiamos a atitude do senhor Hans Nina, considerada de extremada indelicadeza e antidemocrática ao, do alto de sua prepotência, cercear o trabalho de uma profissional de imprensa, o que consideramos um atentado absurdo ao sagrado direito da população à informação.

A Diretoria

Com tema “O meu esporte faz a diferença”, Governo lança JEMs 2018

Com tema “O meu esporte faz a diferença”, Governo lança JEMs 2018

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizou na última sexta-feira (02) o lançamento da nova marca dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que será utilizada para a 46ª edição da maior competição estudantil maranhense. O evento ocorreu no auditório da Casa Civil, no Palácio Henrique de La Rocque.

Com a presença de secretários e gestores de esporte de, em média, 56 municípios do Estado, o evento envolveu também atletas e escolas, a fim de promover a integração e explicar o novo calendário dos Jogos, incluindo modificações para a etapa nacional do evento, e contou com a presença da secretária Extraordinária de Juventude, Tatiana Pereira. Além disso, o público pode conhecer um pouco mais sobre os projetos promovidos pela Sedel, como as atividades do Lazer, eventos do Desporto e Rendimento, e sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.

Representando os atletas maranhenses, a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, Iziane Castro, contou sobre a importância dos Jogos para o início do amor pelo esporte. “Com onze anos eu comecei a prática esportiva e nessa atividade, mesmo sem incentivo algum em casa, eu fui levada a participar dos JEMs. Foi nos JEMs que houve o despertar do meu amor pelo basquete, que desde a minha época já era considerada a maior competição esportiva do Estado”, disse.

Com tema “O meu esporte faz a diferença”, os JEMs e ParaJEMs 2018 abordam a inclusão social, por meio do esporte. “Os JEMs motivam a nossa juventude. Quando se disputa os Jogos o retorno não é somente na área esportiva, mas na questão escolar como um todo, incluindo o aprendizado dos atletas que participam”, disse Jailson Farias secretário de esporte do município de Centro Novo.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Hewerton Pereira, defendeu o fomento ao esporte de alto rendimento. “Os JEMs proporcionam a interação e construção dos atletas e alunos enquanto cidadãos. O Governo do Estado tem buscado a cada ano realizar Jogos que contribuam para o bem estar e a inclusão social de nossos atletas”, enfatizou.

A etapa estadual dos JEMs 2018 ocorrerá no mês de agosto. O prazo final para os municípios aderirem à competição encerra no dia 16 de março.

Competição do “Fast Duathlon Ceuma” supera expectativas dos organizadores

Competição do “Fast Duathlon Ceuma” supera expectativas dos organizadores

A Federação Maranhense de Triathlon, (Fematri),  em  parceria com a Universidade Ceuma  realizou no último domingo (7), o Fast Duathlon Ceuma nas dependências da Instituição com a participação de 70 atletas amadores, superando as inscrições do ano anterior.

Na competição, as provas foram disputadas em três baterias nas seguintes categorias: iniciante, com bateria de mountain bike; e a elite, que é uma categoria mais avançada, com três baterias de age group, militar e revezamento.

Estiveram presentes o presidente da Fematri, Helbert Meneses, o “Betinho”;  o secretário adjunto de Esportes de São Luís, Patrick Abdalla Brito; e o presidente da Federação Maranhense de Ciclismo, Rafael Costa Carvalho.

O objetivo do evento foi incentivar a prática da modalidade no Estado e contribuir para o conhecimento dos alunos, bem como oportunizar essas atividades para a sociedade.

Betinho, presidente da Fematri, falou da importância de sediar um evento para o desenvolvimento do esporte e de futuros técnicos.

“A Fematri busca fomentar, cada vez mais, o esporte e incentiva os alunos de Educação Física, por meio de palestras, cursos, competições, para que, futuramente, eles sejam técnicos, que vão treinar os atletas pré-olímpicos, e participem de competições em nível nacional”, explicou.

Os alunos dos cursos de Fisioterapia, Estética e Educação Física realizaram atendimentos aos atletas com o intuito de auxiliar na recuperação física deles. O curso de Nutrição também prestou atendimento, através de orientações alimentares e sobre a importância do consumo de líquido, como: água e isotônico para que eles estejam em condições favoráveis para competir.

Patrick Abdalla Brito, secretário adjunto de Esportes de São Luís, também acompanhou a competição. Para ele, o incentivo ao esporte é de grande relevância.

“Eu vejo o esporte sempre como um objeto de inclusão social e a questão da prática esportiva é salutar para todos. Por isso, a Secretaria de Esportes apoia a Federação Maranhense e se torna presente em eventos”,disse Patrick

DUATHLON

O Duathlon, diferente do Triathlon, é uma modalidade esportiva que engloba corrida e ciclismo, de acordo com a quilometragem e regras de cada prova.

 

 

 

Sampaio Corrêa apresenta reforços para o Brasileiro da série C

Sampaio Corrêa apresenta reforços para o Brasileiro da série C

Sampaio Corrêa finaliza detalhes para anunciar um pacotão de reforços, com a Série C do Brasileiro batendo às portas, o Tricolor irá reforçar todos os setores e chegarão ao elenco um zagueiro, um lateral-esquerdo, um volante, dois meias e dois atacante.

Destes sete, os primeiros nomes já foram confirmados oficialmente pelo clube. O lateral-esquerdo Zé Aquiraz, chega ao Tricolor após passagem no Guarani de Juazeiro-CE. O jogador de 28 anos também já esteve no Fluminense-BA, Maranguape-CE e Ferroviário-CE.

Chegam também ao Sampaio o meia Marlon, que estava no Caxias-RS. O jogador esteve ainda em equipes como ASA-AL, Santa Rita-AL, Sertãozinho-SP e Vila Nova-GO. O Outro meia anunciado pelo Sampaio é Fernando Sobral, que disputou o Campeonato Baiano pelo Fluminense-BA. Jovem de 21 anos, ele já esteve ainda no Guarany de Sobral-CE, Horizonte-CE, Atlético-GO, Icasa-CE.

Para o ataque o Sampaio confirmou Célio Mata-Boi, que no Tricolor passa a ser chamado de Célio Holanda. O jogador estava no 4 de julho-PI e tem em seu currículo passagens no Paraiso-TO, Serrano-BA, São Raimundo-AM e Cordino.

O Sampaio estreia neste sábado no Brasileiro da Série C, diante do Moto Club. A partida será realizada no Castelão, às 16h.