Entretenimento

Boi de Sonhos: Uma festa pra ficar na história da cultura maranhense

Boi de Sonhos: Uma festa pra ficar na história da cultura maranhense

Brincante do Boi de Sonhos

O próximo ano promete marcar as homenagens em comemoração às bodas de prata pela passagem dos 25 anos do Bumba meu Boi de Sonhos, um dos principais grupos de sotaque de orquestra do Maranhão. Para isso, uma mega festa será realizada no dia 19 de outubro, na Casa das Dunas. O ato promete selar a maturidade e jovialidade de um grupo cultural em constante transformação no estado. A programação completa será disponível nas redes sociais da brincadeira: @boidesonhosoficial.

PRESIDENTE DE HONRA

Cileninha é uma das mulheres de destaque que comandam o grupo que majoritariamente é envolto por homens que gerenciam os grupos culturais na cidade. Foi de um encanto de criança que nasceu no berço do bairro do São Cristóvão, um grupo de sotaque de orquestra, em 1º de maio de 1995, na Rua da Pedreira, nº 90, pela então menina alcunhada por “Cileninha”, mas que na verdade tem o nome de origem, Leocilene Silva dos Santos.

Presidente do Bumba meu Boi de Sonhos,, Cileninha

A garota que tinha como maior sonho brincar num bumba-meu-boi de orquestra bem animado, formado com jovens e adolescentes, que tivesse indumentárias bonitas, coreografias diferentes e adequadas às músicas, que agradasse ao público e botasse todo mundo para dançar com toadas animadas e poesia fácil do povo aprender, conseguiu consolidá-lo.

Tudo começou quando passou a reunir na porta de casa, as crianças entre 08 e 12 anos, e outras ruas de localidades vizinhas, formando um grupo com 10 vaqueiros, 10 vaqueiras e 08 índias, todos mirins e que começaram a ensaiar, passando a confeccionar suas próprias fantasias a partir de retalhos de tecidos e chapéus velhos, tendo apoio de seus pais que o ajudaram.

Foi então que o Boi de Sonho se tornou realidade e hoje é um dos grupos mais esperados nas noites do São João do Maranhão com diversas apresentações durantes os meses juninos.

Para ela, um dos desafios em exercer o papel feminino em uma brincadeira é a abertura para negociações das apresentações itinerantes, e a confiança na credibilidade de um Boi dirigido por uma mulher.

JOVENS ADVENTISTAS IRÃO DAR A LARGADA PARA PROJETO VOLUNTÁRIO NAS FÉRIAS

JOVENS ADVENTISTAS IRÃO DAR A LARGADA PARA PROJETO VOLUNTÁRIO NAS FÉRIAS

Mais de 35 mil jovens adventistas do Maranhão irão dar início neste sábado, dia 6, às 16h, na Praça Maria Aragão, a Missão Calebe – um grande programa de voluntariado, serviço social e evangelismo. A ênfase do projeto para 2019 é o tema “Somos Tuas Mãos”, em que cada jovem representa a mão de Deus para acolher e atender as necessidades do seu próximo.

A Missão Calebe é um programa desenvolvido em oito países da América do Sul, que só no ano passado, durante o mês de julho, cerca de 100 mil jovens se mobilizaram e dedicaram suas férias para participar deste projeto.

Muitas são as atividades que os jovens realizam durante as suas férias em benefício das comunidades como: limpeza de calçadas e logradouros públicos, restauração de locais históricos, plantio de árvores, coleta seletiva de lixo, doação de roupas, alimentos, kits de higiene, entrega de sopão, construção de igrejas e casas para pessoas desabrigadas, doação de sangue, visita a hospitais,
asilos, presídios, tudo isso sempre levando a mensagem da Palavra de Deus.

O “Start Calebe 2019” na Praça Maria Aragão terá a participação do apresentador da TV Novo Tempo, Pr. Luís Gonçalves, o cantor Daniel Lüdtke, o grupo Discípulos e o líder de jovens para o Amapá, Pará e Maranhão, Pr. Tadeu Monteiro.

O projeto Missão Calebe já está em sua 12a edição e no Maranhão teve início em 2009 com apenas 200 jovens. Para o evento deste sábado são esperados aproximadamente 20 mil jovens que firmarão o compromisso de atuar na missão em favor de suas comunidades.

RECONHECIMENTO
No Maranhão, a Lei Estadual no 10.948, aprovada no final do ano passado, instituiu o Dia da Missão Calebe, que passa então a fazer parte do Calendário Oficial do Estado do Maranhão, sendo celebrado no último sábado de julho de cada ano.

Para a liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Maranhão, a lei veio consolidar um projeto que vem sendo desenvolvido ano após ano, mostrando o trabalho relevante que a juventude realiza dentro das comunidades.

6º EDIÇÃO DO PRÊMIO CARPE DIEM COM WILLIAM SANTOS

6º EDIÇÃO DO PRÊMIO CARPE DIEM COM WILLIAM SANTOS

O evento que chega a sua 6º edição vai reunir toda sociedade maranhense e presenças de pessoas ilustres de alguns estados brasileiros

Apresentador do Programa Top e Colunista Social William Santos

O apresentador do Programa Top e Colunista Social William Santos promove a 6º edição do Prêmio Carpe Diem, sem dúvida um dos mais badalados de São Luís do Maranhão. O evento somente para convidados acontece no Structura Buffet, nesta sexta-feira, dia 20 de Outubro. O evento tem como foco principal o reconhecimento, pela responsabilidade social, cultural e promoção de serviços prestados para sociedade. William Santos é com certeza Competente, irreverente e bem informado, conquistou o respeito e a Admiração dos telespectadores, leitores e a sociedade maranhense.

Este ano o prêmio vai homenagear empresários, imprensa, advogados, médicos, socialites, artistas, políticos, personalidades e empresa de sucesso que contribuem para o desenvolvimento da nossa capital. A trajetória das edições anteriores da premiação é contabilizar a credibilidade, caráter e profissionalismo.

A 6ª edição do Prêmio Carpe Diem terá apresentação da modelo e jornalista Daniela Bandeira e do Mestre de Cerimonia Fabiano Matos da Versátil Consultoria e Eventos. A loja Paula Brazil realizará um belíssimo desfile mostrando a sua nova coleção de bolsas e sandálias. Neste ano terá a presença dos atores Cesar Boaes, Adeilson Santos e Charlles Junior da Companhia Teatral Pão com Ovo que serão homenageados e realizará uma apresentação especial para os convidados. No comando do Cerimonial fica por conta da competente Rafaella Dovera e sua equipe.

A Folhagem Decorações do empresário Reginaldo Silva. Mirian Ericeira Decorações e Cristina Brandão entrem em cena para decorar todo o ambiente da festa. Além da Reprise Sonorização que colocaram som e a Central de Eventos que exibirá o Telão de Led. Os convites que estão sendo entregues para os homenageados, e convidados são da Mimos convites personalizados, além de toda comunicação visual do evento  do Designe Saulo Simões e a empresa Achei Comunicação que está produzindo peças publicitárias. Os Troféus estão sendo assinados pela Neon ideias Luminiosos.

 E claro que estará disponível uma mesa deliciosa de doces finos feitos pela Delicias da Mágila. O Cantor Erickson Andrade e a Banda Swing de Guetho vão animar a festa com as melhores musicas. Além da Banda Deeloop que vai abalar com suas musicas internacionais. A nossa apresentadora Mirim Gabi Bandeira fará uma pequena apresentação. E a loja Top Acessórios e Informática terão várias Torres para carregar os celulares dos convidados espalhados pelo o evento.

As entradas e o jantar são com a equipe exclusiva do Structura Buffet que oferecem um cardápio delicioso e com requinte.  Já nos drinks e Coquetéis a empresa Manhattan comanda a mesa com uma variedade de opções de bebidas decorativas para os convidados. Nesse ano o evento tem o apoio dos Supermercados Mateus, O Boticário, Distribuição Maravilha Tupperware, Elis Cestas & Cia, Óculos Pico, Loja Marikota Closet, Restaurante Cozinha Portuguesa e de toda imprensa maranhense e brasileira. Viva Carpe Diem!

Show marcará assinatura para implantação do Museu do Reggae

Show marcará assinatura para implantação do Museu do Reggae

 

Imagem relacionada

Nesta  quinta-feira (11),  será realizado show com mais de 50 artistas, comemorando o Dia Nacional do Reggae e do aniversário de morte de Bob Marley, marcando assim a assinatura da ordem de serviço de implantação do Museu do Reggae. O evento acontece a partir das 18h no Centro Histórico de São Luís, Praça da Criança (cruzamento da Rua da Estrela com a Rua de Nazaré).

Com inauguração prevista ainda para este ano, o Museu do Reggae ficará integrado às casas de cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur). Para o secretário Diego Galdino, a criação de um espaço de preservação cultural do reggae é mais que merecido. “Um lugar onde os visitantes poderão conhecer a trajetória desse gênero musical no Maranhão e os laços de identidade social construídos através do tempo é muito bem vindo, o reggae é parte da nossa cultura”, destacou Galdino.

O evento contará  com a participação de Negra Glícia, Jorge Black, Ronald Pinheiro, Gilmar Roots e outros artistas. O show terá ainda a presença dos cantores jamaicanos Dub Brown, Sly Foxx e Honey Boy.

Outra atração do dia será o lançamento do edital de ocupação da Praça da Criança, espaço que a Sectur pretende revitalizar com atrações semanais de reggae. O lugar fica ao lado do prédio onde funcionárá o Museu.

O Museu do Reggae oferecerá ambiente com recursos tecnológicos, linha do tempo, recursos audiovisuais, história das radiolas, objetos característicos do reggae desde os antigos até os mais modernos e um espaço exclusivo para homenagear Bob Marley.