Ricardo Diniz propõe Frente Parlamentar em defesa dos Hipertensos e Diabéticos

Ricardo Diniz propõe Frente Parlamentar em defesa dos Hipertensos e Diabéticos

O vereador Ricardo Diniz (PRTB)
Foto: Handson chagas

O vereador Ricardo Diniz (PRTB), através do projeto de resolução nº 011/19, incluso na ordem do dia para apreciação, dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de São Luís, da frente parlamentar em defesa da prevenção e combate à Diabetes Mellitus (DM) e à Hipertensão Arterial (HAS).

A associação entre a hipertensão arterial e a diabetes resulta no grande aumento do risco de doenças cardiovasculares. Em pacientes com diabetes tipo 1, nota-se uma relação entre a hipertensão e o desenvolvimento da nefropatia diabética. Enquanto que, na diabetes tipo 2, a HAS compõe a síndrome metabólica. Ambas fazem parte de uma classe de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Desde 1923, países desenvolvidos da América do Norte e da Europa investigam as DCNT. Atualmente, tais enfermidades deixaram de ocorrer nessas regiões. Por outro lado, ainda constituem uma grave preocupação para populações residentes em regiões subdesenvolvidas.

“A diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica representam, de forma mútua, uma das principais causas de óbitos em todo o país, gerando inúmeras hospitalizações no SUS. No Brasil, há fatores que agravam e dificultam a implantação de programas de prevenção e combate às DCNT, como a desigualdade social, somada à dimensão continental do país”, afirmou o vereador Ricardo Diniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *