III CONFERÊNCIA ESTADUAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE TEM NOVA DATA

III CONFERÊNCIA ESTADUAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE TEM NOVA DATA

A Comissão Organizadora Estadual (COE) da III Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente decidiu em reunião na tarde de ontem, 18, que a etapa estadual para eleição dos projetos e delegados que irão participar da Conferência Nacional será realizada nos dias 14, 15 e 16 de maio. Desta forma, a Comissão ganha mais tempo para analisar os mais de 400 projetos que foram inscritos pelas escolas da rede pública, comunitária e privada.

Por falar em prazos, as escolas que realizaram a etapa escolar da Conferência têm até as 23:59 desta sexta-feira, dia 20, para fazer o registro da apresentação dos projetos e eleição dos delegados no site da Conferência Nacional dentro do portal do Ministério da Educação (MEC).

A missão agora dos membros da COE, além da busca por mais recursos para realização da Conferência, é analisar os projetos inscritos, que até o último dia 17, havia 403 projetos apresentados nas etapas escolares, um número significativamente inferior ao que o Estado do Maranhão registrou para última Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em 2013, com o total de 1.160 escolas participantes.

Os membros da COE voltam a se reunir na próxima semana com a secretária adjunta de ensino para tratar da etapa estadual da Conferência e fazer um balanço final da quantidade de escolas inscritas no processo. Já no dia 24 de abril, acontece a etapa municipal da Conferência, a partir das 8h, na Fiema.

Mais sobre a Conferência Nacional
A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – V CNIJMA é promovida pelo Ministério da Educação-MEC de forma conjunta com o Ministério do Meio Ambiente-MMA, tratando-se de um processo por adesão que possui um caráter estimulador para o desenvolvimento de ações de educação ambiental de forma integrada e interdisciplinar, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA). É um processo metodológico para incentivar o debate sobre as questões socioambientais às escolas e às suas comunidades em observância aos preceitos legais da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).

A Conferência tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas e está em consonância também com a implementação das Leis das Águas e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS prevendo a realização de quatro etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual e Conferência Nacional, sendo sua realização, no âmbito do estado do Maranhão, de responsabilidade conjunta das Secretarias de Estado da Educação-SEDUC e do Meio Ambiente e Recursos  Naturais-SEMA por intermédio da Comissão Organizadora Estadual – COE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *